Esta edição online da Revista Educação: Temas e Problemas, contêm os números 12 e 13.
Sumário
Educação
Nota de Apresentação | |
José Cortes Verdasca | 5-9 |
A emergência do local e os novos modos de regulação das políticas educativas | |
João Barroso | 13-25 |
A regulação da educação em Portugal - do Estado Novo à democracia | |
João Formosinho, Joaquim Machado | 27-40 |
Redes de escolas e modos de regulação do sistema educativo | |
David Justino, Susana Baptista | 41-60 |
Mútua vigilância organizada | |
Luís Miguel Carvalho | 61-74 |
Políticas de educação e autonomia: algumas reflexões perversas sobre temáticas abençoadas | |
Carlos Vilar Estêvão | 77-88 |
In the plot of school autonomy, the organisational mediation | |
Elisabete Ferreira | 89-98 |
Avaliação de professores em Portugal: da legitimação do avaliador no processo de avaliação por pares | |
Ana Cristina Salgueiro, Jorge Adelino Costa | 101-119 |
Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões | |
Helena Gonçalves Castro, José Matias Alves | 121-143 |
Rumo à excelência escolar: imposição política, opção organizacional ou efeito cultural?* | |
Sonia Gomes, Isabel Fialho | 142-156 |
Autoavaliação institucional: um instrumento ao serviço da qualidade da educação | |
Sónia Gomes, Isabel Fialho | 157-173 |
Rankings escolares: “a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” | |
José Verdasca | 175-197 |
“Preciso de carinho": relações, sentimentos e lideranças partilhadas nos caminhos da docência | |
Jussara Queiroz Paschoalino, Sónia Barbosa, Elisabete Ferreira | 203-214 |
Formação e sustentação do altruísmo nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade forte no desenvolvimento do espírito cooperativo | |
Marília Favinha, David Beirante | 215-228 |
(In)cumplicidades de solidão e de solidariedade no ensino superior: a reconstrução da identidade profissional | |
Elisabete Ferreira, Susana Pinto, Cândida Mota | 229-238 |
(In)cumplicidades de solidão e de solidariedade no ensino superior: a reconstrução da identidade profissional | |
Elisabete Ferreira, Susana Pinto, Cândida Mota | 229-238 |
Cyberbullying en centros de enseñanza basica y secundaria del Alentejo (Portugal) | |
Benito Leon del Barco, António Mira, José Verdasca, Elena Castaño, Teresa Carroza | 239-251 |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 1646-2831