“Preciso de carinho": relações, sentimentos e lideranças partilhadas nos caminhos da docência

Jussara Queiroz Paschoalino, Sónia Barbosa, Elisabete Ferreira

Resumo


Nesta comunicação analisamos a intensidade das relações, sentimentos e lideranças partilhadas e estabelecidas numa escola do Norte de Portugal. Damos conta do trabalho de pesquisa com um grupo de professores que constituem o observatório de melhoria do funcionamento de um Agrupamento Vertical em regime de contrato de autonomia (e desejo de autonomias sensatas) (Ferreira, 2007). Espelhamos como este modo organizacional possibilita e potencia níveis de reflexão interna da Escola e valoriza uma ética da administração educativa concretizada atra- vés da interação e a primazia de uma dada agência humana (Ferreira, 2007, 2010). Seguimos uma abordagem de pesquisa qualitativa que possibilitou especificar os sentimentos expressos nos caminhos da docência e compreender as dinâmicas instauradas no processo de trabalho. 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.