Mútua vigilância organizada

Luís Miguel Carvalho

Resumo


O presente artigo analisa a expansão e a atual consagração do Programme for International Student Assessment (PISA) como um dos principais meios de intervenção no sector educativo. Este artigo faz parte de uma “família de textos” produzidos nos últimos anos no contexto de um projeto de pesquisa que, entre outras matérias, se centrou no maior uso de instrumentos de regulação baseados no conhecimento (e.g., benchmarks, boas práticas, avaliações e au- ditorias, monitorizações, observatórios, esquemas de acreditação), nas políticas públicas dos sectores da educação e da saúde, em vários países europeus. O artigo procura mostrar que esta comparação internacional das “competências da literacia” é, simultaneamente, um complexo dispositivo de construção e difusão de um conhecimento orientador das políticas públicas e um mecanismo para a consolidação de um espaço competitivo e cooperativo de grande escala, no qual os Estados nacionais voluntariamente se envolvem (com outras instâncias e sob os auspícios da OCDE) na produção conjunta de sentidos e de regras para a educação e o seu go- verno. Nas linhas conclusivas do artigo enfatiza-se a relevância do PISA como uma plataforma de interação regular entre conhecimento e política e entre os mundos sociais da política e do conhecimento pericial. 


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