CONCEÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR O CASO DO ENSINO DE ENFERMAGEM

Maria José Bule, Manuel José Lopes, Luís Miguel Santos Sebstião

Resumo


Objetivo: Analisar as conceções sobre avaliação das aprendizagens no ensino superior e o caso do ensino de Enfermagem. Metodologia: estudo descritivo e ensaístico de análise concetual a partir do referencial teórico. Resultados: O modelo de ensino centrado na aprendizagem é operacionalizado pelo desenho de estratégias que conduzam os estudantes a aprender, orientados pelos professores.  Este modelo assume uma perspetiva dinâmica, centra-se nos princípios da Declaração de Bolonha e rompe com o modelo tradicional de ensino, dominante na Europa até final dos anos oitenta. A avaliação das aprendizagens nos diferentes modelos pedagógicos resulta de um conjunto de ações intencionais cuja centralidade se deslocou dos desempenhos dos estudantes para os processos que os conduzem a determinadas prestações. Emerge a valorização dos contextos e dos estímulos que os ambientes fornecem para a aprendizagem. As cerca de duas décadas de integração do ensino de enfermagem no ensino superior acompanharam as mudanças de paradigma, em simultâneo com o processo de adaptação e integração que ocorreu. Conclusão: A avaliação das aprendizagens em Enfermagem (tal como noutros domínios) não se apreende pela práxis. Os esquemas concetuais inerentes devem sempre ser apurados a partir dos modelos pedagógicos que sustentam a relação do ensinar e aprender, conforme aos princípios de Bolonha. Descritores: Educação superior; aprendizagem; educação em enfermagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(2).1035

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