Contributo da agregação de escolas para a melhoria da qualidade das aprendizagens

Sónia Gomes, Maria José Silvestre

Resumo


Nas últimas décadas, a maioria das escolas públicas portuguesas do ensino não superior, por via da agregação, reconfigurou-se, passando a ter uma nova dimensão espacial, com um funcionamento geograficamente disperso, como garante da adoção de soluções mais eficazes.

Interessando-nos investigar o contributo da agregação das escolas na melhoria dos resultados escolares dos alunos, implementámos um estudo que se insere no paradigma interpretativista e recorre a uma abordagem predominantemente qualitativa, no sentido de: i) Verificar de que forma os normativos legais valorizam os resultados escolares; ii) Verificar de que forma a ênfase nos resultados escolares se encontra ou não no cerne dos Projetos Educativos dos agrupamentos; e iii) Conhecer as perceções dos líderes de topo das organizações, relativamente à importância atribuída aos resultados escolares e ao contributo da agregação de escolas para a melhoria dos mesmos.

Do cruzamento dos dados emanados do discurso dos diretores ouvidos em entrevista e dos documentos analisados (normativos legais e Projetos Educativos), constatámos que o enfoque legislativo está centrado na melhoria dos resultados escolares, pondo em evidência a aposta na tríade resultados escolares, responsabilização e autonomia. Contudo, e ainda que os agentes educativos se tenham vindo a apropriar da ideologia da melhoria dos resultados, deixam transparecer que a organização do ensino e a tomada de decisões continuam concentradas no Ministério da Educação. A agregação das escolas constitui-se uma das mais recentes medidas da política educativa de promoção da melhoria desejada, a qual, embora de difícil implementação, já tem vindo a contribuir para a adoção de soluções equilibradas e racionais.


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