El aprendizaje-servicio como palanca para la inclusión educativa y social

Domingo Mayor Paredes, Ana María López Medialdea

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais duma investigação centrada na análise dos projectos de Aprendizagem-Serviço como mecanismo para a promoção da inclusão social e educativa. O estudo tomou como seu eixo de indagação um projecto implementado num centro educativo, localizado num contexto socialmente desfavorecido e os efeitos desencadeados de sua ação. No trabalho implicaram-se professorado e alunos de ensino primário, estudantes e professorado universitários e outros agentes sócio educativos de diferentes instituições públicas e sociais. É por isso que se utilizou o estudo de caso como metodologia de investigação e a sua observação; a análise de documentos, o questionário de perguntas abertas e a entrevista profunda como instrumento para a recolha de informação. As contribuições obtidas permitem constatar que as práticas de Aprendizagem-Serviço favorecem a inclusão educativa porque oferecem um marco idóneo para o desenvolvimento de práticas formativas que favorecem a interesse de participação dos alunos em questões que parecem significativas e de relevância formativa e social. 



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