In the plot of school autonomy, the organisational mediation

Elisabete Ferreira

Resumo


Neste trabalho são apresentados os resultados de uma investigação Portuguesa sobre o desen- volvimento da construção social da autonomia, enfatizando ainda, dentro de um contexto de interdependências e intersubjetividades, o papel central da ação humana comprometida com as questões da mediação organizacional e entendida como a participação, o envolvimento e a responsabilidade compartilhada de todas as pessoas da comunidade escolar. Isto não é es- pecífico para Portugal, mas sim para a generalidade dos contextos educativos Europeus. Esta abordagem interacionista permite compreender o trabalho da mediação organizacional como tradução e reinterpretação desenvolvida em compromisso. Uma cultura forte e cooperativa baseada na partilha de tradições, crenças e valores juntamente com a flexibilidade e inovação é apresentada para lidar com a incerteza constante, a ambiguidade e o inesperado. A ação humana exige um conhecimento informado, força de vontade, liberdade e responsabilidade, resultando no desenvolvimento de um ser que tem força de vontade, que é capaz de pensar e criar, agir, refletir e escolher (em um apelo para a autoria do self) a fim de desenvolver mais autonomias criativas com um maior grau de solidariedade do trabalho para a comunidade. 


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