Biografias educativas: caminhos de investigação-formação

Inês Bragança

Resumo


O presente artigo retoma investigação que focalizou o entrelaçamento entre histórias de vida e formação docente, tendo como referência as biografias educativas como alternativa teórico-metodológica na tematização da vida como espaço-tempo de formação, buscando sentidos de uma abordagem que incorpore a vida dos sujeitos, em toda sua complexidade existencial, como componente fundamental do processo formativo. Em um contexto de investigação-formação, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, e seis dos primeiros anos do Ensino Fundamental, no Brasil. No presente artigo, socializamos lampejos dos caminhos percorridos na pesquisa e, a seguir, a trajetória de Bela, professora portuguesa da Região de Évora, no sentido de favorecer novas leituras, aprendizagens e interpretações. Nas conclusões finais, encontramos vestígios de que o processo formador se torna inteligível numa perspectiva que entretece, nas narrativas, os diferentes episódios em tessitura, onde as intrigas são articuladas na experiência narrativa. Reafirmamos, também, o sentido da docência como lugar de memória, a contribuição do registro da história de vida, transformando biografia em herança e a perspectiva dialógica da aprendizagem que se dá quando nos confrontamos com o outro de quem, dialeticamente, nos ligamos e nos distanciamos, mediados por desejos e desafios.

Palavras-chave: formação de professores; biografia educativa; histórias de vida; investigação-formação. 


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