O perfil do inspetor e o efeito da inspeção da educação no desempenho docente. Um estudo em escolas do II ciclo do ensino secundário no município da Chibia (Angola)
Resumo
O estudo que apresentamos é parte de um trabalho de investigação realizado no âmbito do Mestrado em Educação, especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, enquadrado no paradigma interpretativo, com o objetivo de caracterizar as práticas inspetivas, traçar o perfil dos inspetores e conhecer as perceções dos professores sobre o efeito da inspeção no seu desempenho docente. Os dados foram recolhidos na escola do II ciclo do ensino secundário da Chibia através das perceções de 30 professores, registadas num inquérito por questionário com questões fechadas e abertas. No tratamento e análise dos dados foram usadas metodologias quantitativa (estatística descritiva) e qualitativa (análise de conteúdo). Os resultados revelaram que as práticas inspetivas se situam entre o “controlo” e o “apoio”, que o perfil dos inspetores se aproxima do perfil desejável, mais formativo do que fiscalizador, e que a função do inspetor começa a ser entendida como a de agente facilitador da melhoria e do desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Inspeção da educação; perfil do inspetor, acção inspetiva, desenvolvimento profissional
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