Instruções para Autores
Submissão
Os textos devem ser submetidos online, neste mesmo portal, depois de registo prévio do(s) autor(es). É obrigatório indicar a morada completa de um dos autores (código postal, cidade, país) no local próprio do portal (registo dos autores).
Os textos submetidos à revista devem ser contribuições originais.
Podem ser submetidos artigos resultantes de apresentações em conferências e outros encontros científicos da natureza idêntica, desde que não tenham sido integralmente publicados nas atas respetivas e obedeçam às normas de escrita e publicação da revista ET&P, descritas neste texto e disponíveis no portal da Revista ET& P.
Os textos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
A afiliação do autor e/ou autores deve incluir o nome, endereço de email e o nome da instituição de origem.
Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação na ET&P assumem o compromisso de não os submeter a outras revistas a não ser que os artigos não sejam publicados no prazo de um ano. E, simultaneamente, conferem à revista ET&P os direitos de indexação, em redes internacionais, dos artigos publicados.
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Normas de escrita e publicação
Organização do texto
Os títulos das seções devem ser formatados com fonte Times New Roman, 12 pontos, negrito e alinhado à esquerda. O parágrafo dos “títulos de secção” deve estar formatado com 12 pontos antes e 12 pontos depois e não ter qualquer indentação.
Os subtítulos das secções devem ser formatados com Times New Roman, 11 pontos, negrito e alinhado à esquerda. Os subtítulos de secção devem ainda ser formatados com 6 pontos antes e 6 pontos depois do parágrafo.
Titulo e autores
A escrita dos textos submetidos a publicação na Revista Educação Temas e Problemas usam exclusivamente e por defeito a fonte Times New Roman.
O titulo do artigo deve ser sucinto, estar escrito em língua portuguesa e usar a fonte definida por defeito, com tamanho 16, centrado e modo normal ou regular (sem negrito ou itálico).
A identificação dos autores na versão final do texto, inclui nome, email e instituição de origem usando a fonte definida com tamanho 14, centrado, com espaçamento entre linhas e parágrafos de 1 ponto.
Resumos e palavras-chave
Os artigos devem ser acompanhados, no início do processo, de um resumo em português e inglês usando a fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de entre linhas e parágrafos de 1 ponto, justificado e com o máximo de 1500 caracteres. A palava resumo deve estar escrita na mesma fonte e a negrito, justificada e no início do texto do resumo.
O resumo deve ser seguido de entre 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. A designação de palavras-chave deve estar escrita na fonte definida, tamanho 11, a negrito e justificada.
Este resumo será utilizado no portal para informação aos leitores do conteúdo do texto.
O resumo deve explicitar o tema geral, a problemática, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões.
O título do artigo deve ser traduzido em inglês (abstract) deve ser escrito na fonte definida com tamanho 12, justificado e a negrito. O título do artigo, no caso do texto principal ser em língua castelhana ou francesa, deve ser traduzido em uma dessas línguas.
A palavra Abstract deve estar escrita usando a fonte definida, com tamanho 11 e em itálico, justificado, espaçamento 1 ponto e o texto do resumo em inglês não deve igualmente ultrapassar o limite máximo 1500 caracteres.
Corpo do texto
No corpo do texto devem ser usadas exclusivamente a fonte Times New Roman com tamanho 12, espaçamento de 1,5 pontos, justificado em ambas as margens não inferiores a 3 cm.
As citações a partir de 4 linhas devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 centímetros e fonte definida com tamanho 11.
As notas quando existirem, devem estar no final do texto escritas com fonte Times New Roman em tamanho 10 e espaçamento entre linhas e parágrafos simples (1 ponto).
As citações e referências bibliográficas devem seguir as regras e indicações do Manual de Estilos da APA (Publication Manual of the American Psychological Association, 6th edition).
Pode consultar informação sobre o sistema de citação e referenciação bibliográfica no local virtual da APA .
As citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir no final do texto, antes das referências bibliográficas.
Todos os elementos gráficos do artigo relativos a tabelas, gráficos e figuras seguem as indicações da APA.
Os artigos devem ter um mínimo de 30 000 e o máximo de 40 000 caracteres (com espaços) incluindo gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas. As referências bibliográficas não devem exceder as 25 referências bibliográficas.
Antes de submeter qualquer artigo à Revista Educação: Temas e Problemas deve consultar e aplicar as normas de publicação aqui definidas bem como usar o modelo (template) para a formatação dos seus artigos [este documento está gravado com extensão .dotx e está disponível para utilizadores registados...].
Exemplo de referências bibliográfica
a) Artigo publicado em revistas científicas: Cerqueira, M. F. & Martins, A. O. (2011). A consolidação da educação e formação profissional na escola secundária nos últimos 50 anos em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 17, 123-145.
b) Livro de um único autor: Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
c) Livro de mais do que um autor: Fernandes, R., Lopes, A. & Filho, L.M. de F. (Orgs.) (2006). Para a compreensão histórica da infância. Porto: Campo das Letras.
d) Capítulo de livro: Zabalza, M. A. (2003). A construção do currículo: a diversidade numa escola para todos. In O. C. de Sousa & M. M. C. Ricardo (Org.). Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate (pp. 171-194). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
e) Dissertações não publicadas: Mendes, M. M. C. (2004). As faces de Janus. As políticas educativas em matéria de cidadania nos anos 90 em Portugal. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
f) Teses não publicadas: Coimbra, M. N. C. T. (2011). O Círculo de escrita. O texto argumentativo e a consciência metalinguística no ensino secundário. Tese de doutoramento. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
g) Artigos consultados em indexadores electrónicos: Brás, J.G. & Gonçalves, M.N. (2009). Os saberes e poderes da reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação,13, 101-121 [Disponível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n13/13a07.pdf, consultado em 24/04/2013].
Avaliação
Todos os artigos submetidos à revista serão objeto de um processo de avaliação e revisão cega por pares, envolvendo no mínimo dois pareceres de especialistas. Da decisão da Direção da revista, com base nos pareceres obtidos e da oportunidade da publicação, será dado conhecimento aos autores.
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