Políticas Editoriais

Âmbito

  1. A revista Educação, Temas e Problemas  é um projecto editorial de natureza científica do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e da comunidade científica e educativa nestes domínios.  
  2. A revista tem como objectivo disseminar os avanços teóricos, conceptuais e empiricos enquanto resultados da investigação científica nos domínios da Educação e Psicologia. 
  3. A revista constitui o meio priveligiado de divulgação e disseminação dos resultados da investigação nos domínios da Educação e Psicologia e pauta-se por uma rigorosa selecção dos conteúdos científicos publicados, conferindo especial atenção à actualidade, pertinência e relevância dos textos.
  4. A qualidade e rigor dos procedimentos de seleção, avaliação  e publicação são assegurados por uma Comissão Científica de Avaliação, constituída por eminentes e prestigiados académicos reconhecidos a nível nacional e internacional, provenientes de varios países : França, Dinamarca, Brasil, Grécia, Espanha, Bélgica, Polónia e Malta.
  5. A orientação científica e técnica da Revista é assegurada pelos vários corpos da revista, da Direcção, ao Conselho Editorial (Secção A - Educação, Secção B - Psicologia).

 

Políticas de Secção

Educação

EDU

Editores
  • José Luis Ramos
Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Psicologia

Psicologia

Editores
  • Rui Campos
  • Maria Chaleta
  • Helena Quintas
  • Maria Santos
  • Nuno Santos
Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Editorial

Editorial da Revista ET&P

Editores
  • Rui Espadeiro
  • José Luis Ramos
Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

  1. A revista de ET&P adopta os processos de Revisão "cega" por Pares ( blind peer-review).
  2. A Revista ET&P reserva-se o direito de apenas aceitar publicações com o mínimo de qualidade científica, de acordo com os critérios divulgados no site da própria revista.  
  3. Estima-se que o período de tempo entre a submissão de um texto e o envio ao autor de informação referente à aceitação ou não do mesmo para efeitos de publicação não exceda um período de dois meses.
  4. Da avaliação pode resultar uma rejeição do texto para publicação, uma aceitação mediante revisões sugeridas ou uma aceitação nos moldes inicialmente propostos. A Direção pode também, por critérios de natureza editorial, deliberar pela não publicação.
  5. A aceitação de um texto para publicação não implica a sua publicação no número imediatamente a seguir a essa aceitação reservando-se a Direção da revista o direito de indicá-lo para publicação num outro número, por razões editoriais.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Direção

Diretor: José Luís Ramos

Diretora-Adjunta: Marília Cid

Diretora-Adjunta: Maria Luísa Grácio


 

Conselho Editorial

Ângela Balça ( Universidade de Évora)
Paulo Lampreia Costa (Universidade de Évora);
Maria Leonor Santos (Instituto Educação- Universidade Lisboa);
Clarinda Pomar (Universidade de Évora);
José Verdasca (Universidade de Évora);
Helena Quintas (Universidade do Algarve);
Rui Campos (Universidade de Évora);
Pedro Rosário (Universidade do Minho);
Maria Elisa Chaleta (Universidade de Évora);
Nuno Rebelo dos Santos (Universidade de Évora);
José Carlos Núñez (Universidade de Oviedo) 

 

Comissão Científica de Avaliação

Adelinda Candeias [Universidade de Évora, Portugal]


Alda Pereira [Universidade Aberta, Portugal
]

Alice Fontes [Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal]


Flávia Maria Teixeira dos Santos [Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil]


Ana Gracinda Queluz [Universidade de Ibirapuera, Brasil]

Anastacia Efklides [Universidade de Talassónica, Grécia]

António Manuel Águas Borralho [Universidade de Évora]

António Nóvoa [Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]

Bártolo de Paiva Campos [Universidade do Porto,

Carlinda Leite [Universidade do Porto, Portugal]

Carsten Elbro [Universidade de Copenhaga, Dinamarca]

Cecília Galvão Couto [Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal]

Célia Linhares [Universidade Federal Fluminense,

Daniel Gil Perez [Universidade de Valencia, Espanha]

Domingos Fernandes [Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal]

Fernando Fraga de Azevedo [Universidade do Minho, Portugal]

Fernando Hernandez [Universidad de Barcelona, Espanha] 

Florentino Blazquez Entonado [Universidad da Extremadura, Espanha]

Guilherme d’Oliveira Martins [Tribunal de Contas, Juiz Conselheiro, Portugal] 

Jo Lebeer [Universidade de Antuérpia, Bélgica]

João Barroso [Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, [Portugal]

João Félix Praia [Universidade do Porto, Portugal]

João Formosinho [Universidade do Minho, Portugal]

Juan José Leiva Olivença [Universidade de Málaga]

Juana Sancho Gil [Universidad de Barcelona, Espanha]

Leandro Almeida [Universidade do Minho, Portugal]

Licínio Lima [Universidade do Minho, Portugal]

Louis Marmoz [Universidade de Caen /UNESCO, França]

Luís Marques [Universidade de Aveiro, Portugal]

Malatesha Joshi [Universidade do Texas, EUA]

Maria Ivone Gaspar [Universidade Aberta, Portugal]

Maria Klis [Universidade de Cracóvia, Polónia]

Paul Taylor [Universidade de Rennes, França]

Peter Mayo [Universidade de Malta, Malta]

Renata Junqueira de Souza [UNESP, Brasil]

 

Informação adicional

Depósito legal: 230238/05

N.B. Os conteúdos e a forma dos artigos são da responsabilidade dos autores.


Os assuntos relativos a assinaturas, colaboração, permuta, oferta de publicações, etc. devem ser tratados com:

Revista Educação. Temas e Problemas
Centro de Investigação em Educação e Psicologia | Universidade de Évora - Apartado 94 | PT-7002-554 Évora Tel: (+351) 266768052 | Correio electrónico: ciep@uevora.pt 


 


ISSN: 1646-2831