Formação de Professores na Amazónia: a avaliação da qualidade do PROHACAP pelos formados do Curso de Pedagogia 2004

Andreia Quintanilha, Marília Morosini

Resumo


A formação de professores para a educação básica em regiões emergentes como o caso da Amazônia brasileira tem sido um desafio constante. O artigo apresenta os resultados da pesquisa “Programa de Habilitação e Capacitação de Professores leigos da rede pública de ensino (PROHACAP/UNIR) à luz de indicadores de qualidade da educação superior”. O corpus analítico está composto por 32 egressos do curso de Pedagogia, cinco anos após formados, a fim de identificar se os conhecimentos, as competências, as habilidades e os valores em interação com a realidade requeridos ao pedagogo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), foram adquirido no referido programa segundo suas avaliações. Conclui-se que os professores formados pelo PROHACAP consideram que a formação recebida possibilitou ampliar a qualidade da atuação como educador e os incentivou a formação continuada em cursos de especialização. É preciso medidas avaliativas perante Programas que buscam a democratização do acesso à educação superior incluindo suas múltiplas dimensões, pois a avaliação possibilita ao gestor o diagnóstico das lacunas e o monitoramento dos resultados alcançados, a fim de apontar mudanças de percurso se eventualmente necessárias.

Palavras-Chave: formação de professores; indicadores de qualidade.


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