EXAME FÍSICO NO DOMÍNIO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Objectivo: Identificar as considerações científicas sobre o exame físico no domínio da enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) orientada pelas etapas: formulação da questão norteadora da revisão, busca na literatura, categorização, avaliação dos estudos incluídos, interpretação dos resultados e a síntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados. Resultados: Foram analisados dez artigos que atenderam a todos os critérios de inclusão estabelecidos. A síntese do conhecimento foi organizada em duas categorias, intituladas: “Diagnóstico da produção científica referente ao exame físico no cuidado de enfermagem” e “Diagnóstico da produção científica referente ao exame físico no ensino de enfermagem”. Conclusões:No cuidado, o exame físico realizado por enfermeiros foi considerado - em sua dimensão técnica - e como integrante da etapa inicial do processo de enfermagem. Além disso, foi retratado na perspectiva da complexidade integrando saberes das ciências sociais sobre o corpo. No ensino, observou-se a utilização de estratégias pedagógicas que possibilitem ao estudante de enfermagem apreensão dos conteúdos que versam sobre exame físico. Dentre elas destacam-se: jogos educativos, ambientes virtuais de aprendizagem com auxílio de recursos midiáticos. Descritores: Enfermagem; exame físico; cuidados de enfermagem; processo de enfermagem.
DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(3).1074
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