A avaliação em Matemática nos percursos experienciais de professores: um constructo de trajetórias escolar e académica

José Aurimar dos Santos Angelim, Edileusa do Socorro Valente Belo, Maria Dulce Gonçalves Matos

Resumo


Compreendemos que o conceito que os docentes têm sobre avaliação está diretamente ligado às suas experiências, e, por isso, propomos rememorar situações vivenciadas em torno da Avaliação e Matemática em nossos percursos de vida, afim de proporcionar reflexões teóricas à luz da Pesquisa Narrativa (Clandinin & Connelly, 2011), a partir de nossas narrativas como fonte de dados, interpretados à base de teóricos da avaliação (Fernandes, 2009; Luckesi, 2005, 2013; Hoffman, 2009, 2013, 2014).A metodologia insere-se no paradigma interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994), assumindo um carácter analítico em torno das experiências apresentadas nas histórias contadas, constituindo-se, portanto, numa abordagem qualitativa de investigação em educação matemática. Nas memórias construídas por nós, explicitamos nossos processos identitários docentes, e, neles, nossas práticas avaliativas, como um constructo de nossas trajetórias escolares e acadêmicas, que transcendem, a partir da vivência da formação continuada, no mestrado e/ou doutorado, com o envolvimento em grupos de estudos e pesquisas específicos e reflexões em torno da própria prática. Percebemos que ao tratarmos da avaliação em matemática, falamos potencialmente de como o aluno expressa o que foi ensinado pelo docente, o que enfatiza um olhar avaliativo em torno dos instrumentos, sem distinção, e esse aspecto tem sido denunciado nas narrativas dos docentes, sob a defesa que há necessidades de mudanças para a assunção de uma proposta avaliativa que centre sua relevância em torno do sujeito, considerando-o o centro dos processos de ensino e de aprendizagem, com destaque para a autoavaliação, por exemplo, como ação imprescindível numa melhor condução do processo educacional. 


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