Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Antes de iniciar a submissão do seu manuscrito, leia com atenção as orientações contidas no texto e nos links seguintes.

Checklist de Submissão: que deve ser enviado no item de Doc. suplementar. [download]

Declaração de Direitos Autoriais e de Responsabilidade: que deverá ser preenchida e assinada por todos os autores do manuscrito submetido e em seguida, ser submetida na página da submissão em Doc. suplementar. [download]

Declaração de tradução/revisão: que deve ser enviado no item de Doc. suplementar. [download]

Nota: Caso alguma destas declarações não seja enviada, o artigo será sumariamente arquivado.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Preparação dos manuscritos

    O texto é digitado em letra arial, corpo 12, formato Word, 1,5 espaços, sempre de acordo com a norma Vancouver. Os título dos capítulos seguem a mesma regra, incluindo resumos, agradecimentos e referências. As tabelas são apresentadas em letra arial, corpo 10, formato Word, 1,5 espaços. Todas as páginas devem ser numeradas.

    Idioma

    Aceitam-se manuscritos nos idiomas português ou espanhol e inglês (sempre em 2 idiomas). Independentemente do idioma, todos manuscritos devem apresentar 3 (três) resumos em português, espanhol e inglês.

    Dados de Identificação

    1. O Título do artigo deve ser conciso e completo, limitando-se a 10 palavras e digitado em letra arial 14, espaço 1,5, centrado, negrito). Deve ser apresentada a versão do título em português espanhol e inglês.  
    2. O nome de cada autor, o grau académico, posição e filiação institucional (em português ou espanhol e inglês) e nome e email do autor responsável para troca de correspondência, em página isolada do corpo do manuscrito.
    3. Se foi subvencionado, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo (em nota de rodapé).
    4. Se foi baseado em tese, indicar o nome do autor, título, ano e instituição onde foi apresentada (em nota de rodapé). 
    5. Se foi apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, local e data da realização (em nota de rodapé).

    Resumo

    O resumo deve ser apresentado no formato estruturado, com até 200 palavras, contendo os itens: Objectivo, Métodos, Resultados, Conclusões e Descritores.

    Descritores 

    Devem ser indicados entre 3 e 5, extraídos do vocabulário "Descritores em Ciências da Saúde" (DeCS) (http://decs.bvs.br/), quando acompanharem os resumos em português, e do Medical Subject Headings (MeSH) (http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html), para os resumos em inglês. Se não forem encontrados descritores disponíveis para abrangerem a temática do manuscrito, poderão ser indicados termos ou expressões de uso conhecido.

    Corpo do Manuscrito

    O corpo do artigo não pode ultrapassar as 4500 palavras. Consoante o tipo de artigo proposto, assim a organização que será dada ao texto, conforme explicitado no ponto “CATEGORIAS DE ARTIGOS”.

    As tabelas e figuras, limitadas a 5 no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras não devem repetir os dados já descritos em tabelas.

    Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Os autores devem explicitar no capítulo “Métodos” que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela Declaração de Helsínquia e aprovada pela comissão de ética da instituição onde a pesquisa foi realizada, apresentando o respetivo parecer.

    Agradecimentos

    Devem ser mencionados os nomes de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho, desde que não preencham os requisitos para participar como autores. Também podem constar, nesta parte, agradecimentos a instituições, relativos a apoios financeiro ou logístico.

    Referências

    As referências bibliográficas seguem o estilo Vancouver e  estão limitadas a 25. Devem ser incluídas apenas aquelas que são estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. 

     

    ---------------------------------------------------
  2. CONSULTE SEMPRE AS NORMAS DE PUBLICAÇÃO DOA MANUSCRITOS! ---------------------------------------------------
  3. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas. ---------------------------------------------------
  4. TRADUTORES RECOMENDADOS PELA RIASE Contactos: bureaueditors@gmail.com http://bureaueditorsbrasil.myfreesites.net/ pedro@tikinet.com.br http://www.tikinet.com.br/ www.eurologos.pt z.neves@eurologos.pt (10% de desconto)
 

Declaração de Direito Autoral

Todos os manuscritos são acompanhados da Declaração de Direitos Autoriais e de Responsabilidade, onde o(s) autor(es) transferem os direitos autorais do seu artigo para a RIASE, assim que ele for aceite para publicação eletrónica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções.

O(s) autor(es) pode(m) ainda imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione(m) que os direitos pertencem à RIASE.  

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 




ISSN 2183-6663

REVISTA INDEXADA: DOAJ| Directory of Open Access Journals