Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente1

Otilia Zangão, Felismina Parreira Mendes

Resumo


Objetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de
Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal
da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes. Descritores: Análise de Regressão; educação baseada em competências; relações enfermeiro-
paciente; confidencialidade

Texto Completo:

PDF (PT) PDF (En) (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2015.1(3).287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.