Representações sociais do empreendedorismo: o papel da formação na aquisição de competências empreendedoras

Pedro Miguel Parreira, Francisco Costa Pereira, Cristina Arreguy- Sena, António Marco Gomes, Sérgio Corrêa Marques, Rosa Cândida Melo, Denize Cristina Oliveira, César Fonseca, Carla Carvalho, Lisete S. Mónico, Anabela Salgueiro

Resumo


Objetivos: Avaliar a mudança na estrutura da representação social do empreendedorismo, por parte de estudantes portugueses, após formação em empreendedorismo. Método: Realizou-se uma investigação exploratória e suportada na teoria das representações sociais, na sua abordagem estrutural. Participaram 192 discentes na fase pré intervenção e 139 no pós-intervenção, ambos do 4.º ano da licenciatura em enfermagem, de uma Escola Superior de Enfermagem de Portugal. As representações sociais do empreendedorismo foram avaliadas através da técnica de associação livre nas fases de pré e pós-teste (antes e após a formação de 14 horas). Resultados: Obtiveram-se 1200 evocações com 169 palavras diferentes e uma média geral de ordenação de 2.62. A disposição dos dados em quatro quadrantes no pré e pós-teste não assinalou uma mudança na estrutura das representações em termos dos elementos centrais; no entanto, registou-se uma maior variabilidade e dispersão do corpus após a capacitação, tradutor de uma maior complexidade cognitiva
e conscientização para o ato de empreender/adquirir competências empreendedoras. Conclusões: A intervenção evidenciou uma congruência entre os temas centrais do empreendedorismo
e a sua estrutura de representação. Mostrou-se contributiva para um processo de mudança ao nível do empreendedorismo, embora se requeira uma maior duração e intensidade da intervenção.
Descritores: Empreendedorismo; competências empreendedoras; representações sociais; formação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2015.1(3).266

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