MELHORES PRÁTICAS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE: UMA PESQUISA APRECIATIVA

Jaqueline Petittembert Fonseca, Lisiane Teobaldi Severo, Aline Angeli de Freitas, Camila Guntzel, Rita Catalina Aquino Caregnato

Resumo


Objetivo: Conhecer as melhores práticas desenvolvidas pelos preceptores na residência multiprofissional integrada em saúde. Método: Pesquisa apreciativa qualitativa, cujas fases foram denominadas Descoberta, Sonho, Planejamento e Destino. O cenário foi um hospital do Sul do Brasil com três Programas de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde. Amostra constituída por nove preceptores atuantes nos programas de residências. Devido à pandemia de COVID-19, a coleta de dados ocorreu on-line, de novembro/2020 a maio/2021, em três encontros no formato de grupo de discussão, guiados por roteiro de perguntas. Realizou-se análise de conteúdo. Resultados: Emergiram três categorias temáticas denominadas: melhores práticas; pilares da residência; e crescimento da residência. Na fase da Descoberta, emergiu a categoria “melhores práticas”, destacando a aproximação do ensino/serviço ao processo de trabalho interdisciplinar. Na fase do Sonho, surgiu a categoria “pilares da residência”, identificando a necessidade da formação para a preceptoria e o desejo do reconhecimento do preceptor como educador. Em Planejamento e Destino, despontou a última categoria, “crescimento da residência”, com reflexões sobre o preceptor e futuro da residência. Conclusão: As melhores práticas apontadas pelos preceptores em relação à residência multiprofissional integrada em saúde foram: aproximação do preceptor com a universidade; estímulo e valorização da interdisciplinaridade; e desenvolvimento do ensino no cotidiano da assistência hospitalar. Palavras-chave: Educação; Pesquisa Qualitativa; Prática profissional; Mentor; Preceptoria.


Texto Completo:

PDF PDF (English)

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 1990. Disponível em: http// www.planalto.gov.br › ccivil_03 › leis › L8080 Lei nº 8.080 – Planalto. Acesso em: 26 out. 2019.

Brasil. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. [Acesso em: 26 out. 2019]. Disponível em http// www.planalto.gov.br › ccivil_03 › leis › L11129Lei nº11129 – Planalto.

Araújo TAM, Vasconcelos ACCP, Pessoa TRRF, Forte FDS. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu) 2017; [Acesso em: 10 out. 2019]. 21(62):601-13. DOI: 10.1590/1807-57622016.0295

Brasil. Resolução CNRMS nº 05, de 07 de novembro de 2014. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 nov. 2014, nº 217. [Acesso em:10 out. 2019.] Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=276672.

Autonomo FROM, et al. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015; [Acesso em: 04 fev. 2020].39(2):316–327. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010055022015000200316&lng=en&nrm=iso.

Ribeiro VMB. Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem [tese doutorado ] [Internet]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877. Acesso em: 13 out. 2019.

Aguiar AD. Preceptoria em programas de residência: ensino, pesquisa e gestão. CEPESC/IMS/UERJ, 2017. [Acesso em: 6 out. 2019.] Disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/content/livro-sobre-preceptores-de-programas-de-resid%C3%AAncias-em-sa%C3%BAde-para-download.

Ceccim RB, Meneses LBA, Soares VL, Pereira AJ, Meneses, Rocha, Alvarenga JPO. Formação de formadores para residência em saúde: corpo docente- assistencial em experiência viva - 1ª edição-Porto Alegre. Rede UNIDA. 2018. [Acesso em: 18 out. 2019]. Disponível em:

Sarmento, LF, et al. A distribuição regional da oferta de formação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Saúde em Debate, v. 41, n. 113, p. 415–424, 2017. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000200415&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 fev. 2020.

Arnemann CT, Kruse MHL, Gastaldo D, Jorge ACR, Silva AL, Margarites AGF, Pires CL, Kuplich NM, Santos MT, E Condessa RL. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade TT. Interface. 2018. [Acesso em 27 out. 2019]. 22(2): 1635–46. DOI: 10.1590/1807-57622017.0841

Magnussen IL, Alteren J, Bondas T. Appreciative inquiry in a Norwegian nursing home: a unifying and maturing process to forward new knowledge and new practice, International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being. 2019. [Acesso em 25 out. 2019]. 14:1,1559437. DOI: 10.1080/17482631.2018.1559437.

Saarijärvi M, Bratt LE. When face-to-face interviews are not possible: tips and tricks for video, telephone, online chat, and email interviews in qualitative research, European Journal of Cardiovascular Nursing, Volume 20, 2021. [Acesso em: 30 jun. 2021]. Pages 392–396. DOI: 10.1093/eurjcn/zvab038.

Maués JR, Siqueira GC, Araújo RMS, Domingues RJS, Freitas JJS, Kietzer KS. A integração ensino-serviço na perspectiva dos preceptores: análise de um contexto. Interdisciplinary Journal of Health Education. 2020 Jul-dez; [Acesso em 28 mai 2021.] 5(2):81-86. DOI: 10.4322/ijhe.2020.009.

Bernardo MS, Fabrizzio GC, Souza ML, Santos TO, Andrade SR. Training and work process in Multiprofessional Residency in Health as innovative strategy. Rev Bras Enferm. 2020; [Acesso em: 30 mai 2021]. 73(6):e20190635. DOI: 10.1590/0034-7167-2019-0635.

Martins JC, Kluthcovsky ACGC, Borges PKO. Potencialidades e fragilidades: uma análise das pesquisas sobre residência multiprofissional em saúde. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: Revista de Educação e Sociedade – ISSN 358-1840 Naviraí, v.7, n. 15, p. 40-55, jul./dez 2020. [Acesso 10 Junho 2021]. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/index.

Silva CA, Araujo MD. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: o que mostram as publicações. Saúde em Debate [online]. 2019. [Acesso em 11 Jun 2021]. v. 43, n. 123 , pp. 1240-1258. DOI: 10.1590/0103-1104201912320.

Girotto LC, Enns SC, Oliveira MS, Mayer FB, Perotta B, Santos IS e Tempski P. Preceptors’ perception of their role as educators and professionals in a health system. BMC Medical Education. 2019. [Acesso em: 23 out.2019]. 19(1): 4–11. DOI: 10.1186/s12909-019-1642-7.

Silva LML, Lopes AFN, Petribú MMV. Importância da Qualificação do Preceptor nos Cenários de Formação em Oncologia dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde. Revista Brasileira de Cancerologia 2020. [Acesso em 18 jun 2021]. 66(3): e-11953 DOI: 10.32635/2176-9745.RBC.2020v66n3.953.

Rodrigues CDS. Mobilização e estruturação de competências no trabalho da preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde. 2020. 167f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. [Acesso em: 19 jun 2021]. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/217585/001121815.pdf?sequence=1.

Casanova IA, Batista NA, Moreno LR. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional * em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, online, v. 22, n. 1, p. 1325-1337, jul./2018. [Acesso em: 13 jun. 2021]. DOI: 10.1590/1807-57622017.0186.

Machado LDS, Xavier SPL, Maia ER, Vasconcelos MIO, Silva MRP, Machado MFAS. Concepções e expressões da promoção da saúde no processo formativo da residência multiprofissional. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2021. [Acesso em 03 jun 2021]. 30:e20200129. DOI: 10.1590/1980-265X-TCE-2020-0129.

Gadelha AKS, Barreto ICHC. Integrated residency in Health: perception of the players with emphasis on Family and Community Health. Interface (Botucatu). 2018. [Acesso em: 19 de jun de 2021]. 22(Supl. 1):1339-51. DOI: 10.1590/1807-57622017.0183

Nóbrega SF, Rocha CSM, Fernandes CVM. O Curso De Formação Para Preceptores Sob O Olhar Do Preceptor: resistência e desafios. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva. Rede UNIDA, Porto Alegre, 2018. [Acesso em 17 jun] p. 124-136, 2018. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/formacao-de-formadores-para-residencias-em-saude-corpo-docente-assistencial-em-experiencia-viva-pdf

Carvalho DJM, et al. Egressos de residência em enfermagem e no mercado de trabalho. Revista de Enfermagem UFPE, online, v. 13, n. 1, p. 1-6, jun./2019. [Acesso em: 3 jun. 2021]. DOI: 10.5205/1981-8963.2019.238381.




DOI: http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2023.9(4).621.72-95

Apontamentos

  • Não há apontamentos.