CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES

Ricardo Alves Jorge, Ermelinda Valente Caldeira, Teresa Dionísio Mestre, Maria Rosa Redôlho Silvério

Resumo


Introdução: A manutenção de um estado nutricional adequado e um desenvolvimento desejável na idade pré-escolar estão associados à influência de diversos comportamentos e estilos de vida, que podem ser ensinados e modificados. Objetivo: Analisar o estado nutricional de crianças em idade pré-escolar de um jardim de infância em Évora, e caracterizar a frequência e seus hábitos alimentares. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Amostra por conveniência constituída por 33 crianças e seus representantes legais/familiares. Inquérito por questionário anónimo aplicado de forma indireta a um familiar de cada criança. Caracterizar o estado nutricional de acordo com o percentil do índice de massa corporal, através das medições antropométricas realizadas na última consulta de saúde infantil. Resultados: 69,7% apresentavam um estado nutricional normo-ponderal e 18,2% risco de excesso de peso. Carne, produtos similares e ovos são utilizados mais vezes do que o aconselhado. Carne e peixe são muitas vezes ingeridos através de panados e fritos. Legumes e hortícolas ingeridos com menor frequência e em menor quantidade que a proporção indicada. Ingestão excessiva de doces e produtos açucarados. Conclusões: Importância da promoção de hábitos alimentares saudáveis nas crianças com risco de excesso de peso, visando alcançar um estado nutricional adequado. Evidencia-se a pertinência da educação para a saúde no âmbito da saúde escolar com o intuito da promoção de comportamentos e hábitos de alimentação saudável junto das crianças, e intervenções direcionadas para os pais/familiares, inseridas no contexto educativo. Palavras-chave: Alimentação Saudável; Criança Pré-escolar; Obesidade; Promoção da Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Sobrepeso.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2022.8(2).541.163-182

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