PANDEMIA POR COVID-19: O IMPACTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: A COVID-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como pandemia e foram implementadas medidas para proteção da saúde e preparação da resposta dos sistemas de saúde. As medidas de distanciamento social, acarretaram efeitos colaterais com impacto na saúde mental da criança/adolescente pelo que se tornou importante compreender as reações e as necessidades desta população. O objetivo foi identificar o impacto do distanciamento social na saúde mental da criança/adolescente durante a pandemia por COVID-19. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura, através de pesquisa no agregador de base de dados EBSCOhost®, B-on e ResearchGate®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período da segunda quinzena de março à primeira quinzena de abril de 2020 e posteriormente na primeira quinzena de maio de 2021, para responder à questão: Qual o impacto do distanciamento social na saúde mental da criança/adolescente durante a pandemia por COVID-19? Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), atendendo aos critérios de inclusão. Após a análise dos artigos, selecionaram-se 12 para integrar a amostra. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam repercussões na saúde mental. Foram descritas estratégias para minimizar as consequências, sendo as intervenções de enfermagem preponderantes na deteção de alterações na saúde mental e na implementação de estratégias para minorar estas perturbações. Palavras-chave: Adolescente; Criança; Distanciamento Social; Pandemias; Saúde Mental
Referências
Direção Geral de Saúde. Número: 001/2020: COVID-19: Primeira Fase de Mitigação: Medidas Transversais de preparação. Lisboa: DGS; 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/i026005.pdf
Direção Geral de Saúde. Número: 010/2020: Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) - Distanciamento Social e Isolamento. Lisboa: DGS; 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/i026011.pdf
George, J. Teorias de Enfermagem: Os Fundamentos à Prática Profissional. (4ªed.). Porto Alegre: Artmed Editora; (2000).
Direção Geral de Saúde. Número: 011/2020: COVID-19: Fase de Mitigação, Saúde Mental. Lisboa: DGS; 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0112020-de-18042020-pdf.aspx
Vieira C, Franco O, Restrepo C, Abel T. COVID-19: The forgotten priorities of the pandemic. Maturitas. 2020 [acedida em 24 abr 2020]. 136:38-41 Disponível em: https.//doi.org/10.1016/j.maturitas.2020.04.00425. M.Baghchechi,
Roy D, Tripathy S, Kar SK, Sharma N, Verma SK, Kaushal V. [Study of know ledge, attitude, anxiety & perceived mental healthcare needin Indian population during COVID-19 pandemic]. Asian Journal of Psychiatry. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; 51, p. 1-7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.102083
Stevenson E, Barrios L, Cordell R, Delozier D, Gorman S, Koening LJ, Odom E, Polder J, Randolph J, Shimabukuro T, Singleton C. Pandemic Influenza Planning: Addressing the Needs of Children. American Journal of Public Health. 2009 [acedida em 21 abr 2020]; 99 (S2), p. S255-S226. Disponível em: https://ajph.aphapublications.org/doi/pdf/10.2105/AJPH.2009.159970
UNICEF. United Nations Children's Fund [Internet]. How teenagers can protect their mental health during coronavirus (COVID-19); 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.unicef.org/coronavirus/how-teenagers-can-protect-their-mental-health-during-coronavirus-covid-19
UNICEF. United Nations Children's Fund [Internet]. How to talk to your child about coronavirus disease 2019 (COVID-19); 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.unicef.org/coronavirus/how-talk-your-child-about-coronavirus-covid-19
Ordem dos Enfermeiros. Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Regulamento n.º 422/2018. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros; 2018. p.19192-19194.
Ordem dos Enfermeiros. Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Regulamento n.º 515/2018. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros; 2018. P 21427-21430
Direção Geral de Saúde. Número: 008/2020: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e epidemia de Covid-19. Lisboa: DGS; 2020 [acedida em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/informacoes/informacao-n-0082020-de-26032020-pdf.aspx
Ferrito C. [Evidence-based nursing: a pilot study on scientific information needs for nursing practice]. Percursos [Internet]. 2017 [acedida em Abr 2020]; 3 (2):36-40. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/9019. Portuguese
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. [Integrative review: what it is and how to do]. Einstein [Internet]. 2010 [acedida em abr 2020]; Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. Portuguese
Sousa, L.M.M., Marques-Vieira, C.M.A., Severino, S.S.P. & Antunes, A.V. A Metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem. 2017 [acedida em abr 2020]; 2: 17-26. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem
Cunha PLP, Cunha CS, Alves PF. [Manual Bibliographic Review Integrative Systematics: evidence-based research]. Belo Horizonte: Grupo Ãnima Educação; 2014 [acedida em abr 2020]. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_revisa o.pdf. Portuguese
Descritores em Ciências da Saúde: DeCS [Internet]. ed. 2017. São Paulo (SP): BIREME / OPAS / OMS. 2017 [atualizado 2017 Mai; acedida em 17 abr 2020]. Disponível em: http://decs.bvsalud.org
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Metanalyses: The PRISMA Statement. 2009 [acedida em 17 abr 2020]. Disponível em: prisma-statement.org/documents/PRISMA%202009%20flow%20diagram.pdf
Golberstein E, Wen H, Miller BF. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) and Mental Health for Children and Adolescents. JAMA Pediatr. 2020 [acedida em 17 abr 2020]. doi:10.1001/jamapediatrics.2020.1456
Danese A, & Smith P. Debate: Recognising and responding to the mental health needs of young people in the era of COVID-19. Child and Adolescent Mental Health. 2020; 25 (3): 169-170. doi:10.1111/camh.12414
Wang G, Zhang Y, Zhao J, Zhang J, Jiang F. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; 395: 945-947. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X
Jiao WY, Wang LN, Liu J, Fang SF, Jiao FY, Pettoello-Mantovani M, Somekh E. Behavioral and Emocional Disorders in Children during the COVID-19 Epidemic. The Journal of Pediatrics. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; 221: 264-266. Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013
Dalton L, Rapa Elizabeth, Stein A. Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. Lancet Child Adolesc Health. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; p.1-2. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30097-3
Xie X, Xue Q, Zhou Y. Mental Health Status Among Children in Home Confinement During the Coronavirus Disease 2019 Outbreak in Hubei Province, China. JAMA Pediatrics. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; p. E1-E3. doi:10.1001/jamapediatrics.2020.1619
Figueiredo C, Sandre P, Portugal L, Mazala-de-Oliveira T, Chagas L, Raony Í, Ferreira E, Giestal-de-Araujo E, Santos A, Bomfim P. COVID-19 pandemic impact on children and adolescents’ mental health: Biological, environmental, and social factos. Progress in Neuropsychopharmacology & Biological Psychiatry. 2021; 106: 1-8. https://doi.org/10.1016/j.pnpbp.2020.110171
Isumi A, Doi S, Yamaoka Y, Takahashi K, Fujiwara T. Do suicide rates in children and adolescents change during school closure in Japan? The acute effect of the first wave of COVID-19 pandemic on child and adolescent mental health. Child Abuse & Neglect. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; 110: 1-5. Disponivel em https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104680
Massa J. Salud mental y covid-19 en infancifa y adolescencia: visión desde la psicopatología y la salud pública. Revista Esp Salud Pública. 2020 [acedida em 21 abr 2020]; 94: 1-17.
Bilginer Ç, Yildirim S, Yilmaz B, Beyhun E, Karadeniz E. Changes in adolescente mental health during the covid pandemic. Minerva Pediatrics 2021, April 23.
Fergert, Jörg M.; Vitiello, Benedetto; Plener Paul L.; Clemens, Vera. Challenges and burden of the Coronavirus 2019 (COVID‑19) pandemic for child and adolescent mental health: a narrative review to highlight clinical and research needs in the acute phase and the long return to normality. Child & Adolescent Psychiatry & Mental Health. 2020; 14(1): 1-11. Doi: 10.1186/s13034-020-00329-3
Jackson C. How will COVID-19 affect children's futures? Catherine Jackson reports on the impact so far and how we can 'build back better' for our children's mental health and wellbeing. 2021; 32 (4).
Morgado, P. Saúde mental em tempos de pandemia COVID-19: uma perspetiva da Medicina. Universidade do Minho. 2021. Disponível em https://doi.org/10.21814/uminho.ed.21.1
Mesa do colégio da especialidade de enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Orientações – Covid-19. Ordem dos Enfermeiros; 2020. Disponível em https://www.ordemenfermeiros.pt/media/17946/mesa-do-col%C3%A9gio-da-especialidade-de-enfermagem-de-sa%C3%BAde-infantil-e-pedi%C3%A1trica-orienta%C3%A7%C3%B5es-covid-19.pdf
Reis F, Amaro R, Silva F, Pinto S, Barroca I, Sá T, Carvalho R, Cartaxo T, Boavida J. Impacto do Confinamento em Crianças e Adolescentes. Acta Medica portuguesa. Abril 2021; 34 (3): 245-246 https://doi.org/10.20344/amp.15854
DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(2).488.252-277
Apontamentos
- Não há apontamentos.