A COMPREENSÃO DE DIGNIDADE PARA OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM – SCOPING REVIEW

Hugo Franco, Lavínia Mendes, Patrícia Estevam, Inês Castro, Joana Barata, Lucília Nunes

Resumo


Introdução: A dignidade é um dos direitos humanos fundamentais e um aspeto crucial a identificar nos cuidados de enfermagem. Desta forma, importa perceber de que forma os estudantes de enfermagem compreendem e experienciam este conceito nos cuidados de enfermagem. Metodologia: Revisão Scoping de acordo com o protocolo JBI de 2019, com a questão de investigação PCC: “Qual a compreensão de Dignidade para os Estudantes de Enfermagem?”. Incluiu-se estudos que integram o conceito de dignidade, que tenham como participantes os estudantes de enfermagem e que tenham sido publicados na língua portuguesa ou inglesa entre 2010 e 2019. Resultados: Os estudantes de enfermagem encaram a dignidade humana como complexa e frágil. O respeito pela dignidade humana é atribuído através do respeito pela pessoa na sua integridade, autodeterminação e valores. Estudos revelam que a compreensão de dignidade para os estudantes de enfermagem influencia as suas ações enquanto enfermeiros; Conclusão: Conclui-se que a dignidade humana se encontra intrínseca a cada estudante através das experiências vivenciadas, sendo que a sua identificação e compreensão poderá evoluir ao longo do tempo através da educação. Os estudantes desejam aperfeiçoar a sua perceção de dignidade, identificando os fatores que influenciam o respeito pela dignidade na prestação de cuidados. Palavras-Chave: Dignidade; Compreensão; Estudantes de Enfermagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(1).451.117-136

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