EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA NA PESSOA COM SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E ANSIOSA

Bruno Miguel Pereira Fortes, Maria de Fátima dos Santos Rosado Marques, Maria Leonor Ricardo Malheiro

Resumo


Introdução: A sintomatologia depressiva e ansiosa ganham destaque devido à sua prevalência e ao enorme potencial para afetar a capacidade funcional da pessoa. Dessa forma representam um fardo socioeconómico considerável. A abordagem terapêutica farmacológica tem sido a resposta tradicional de primeira linha, embora outras opções sejam aconselhadas. De entre as opções, a intervenção psicoeducacional tem vindo a ganhar destaque e importa que os profissionais de saúde entendam o seu potencial de eficácia para uma resposta adequada à pessoa que experiencia sintomatologia depressiva e ansiosa.

Objetivo: Rever criticamente e resumir a evidência sobre a eficácia da psicoeducação na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa.

Métodos: Realizada uma revisão integrativa com base em estudos recolhidos nos motores de busca EBSCO, LILACS e PubMed/MedLine, com data de publicação de 2014-2019. Desta pesquisa resultaram 6 artigos com abordagem quantitativa.

Resultados: Os profissionais devem ter em conta que a vivência da sintomatologia depressiva e ansiosa por parte da pessoa pode ser evitada, gerida e tratada e que a intervenção psicoeducativa é uma intervenção terapêutica aconselhada.

Conclusão: A intervenção psicoeducacional permite economizar tempo, proporciona um incremento do conhecimento e uma atenuação da sintomatologia depressiva a curto e longo prazo. No que diz respeito à eficácia da intervenção psicoeducacional na pessoa com sintomatologia ansiosa os resultados são mais modestos.

Palavras-chave: Psicoeducação; Ansiedade; Depressão; Enfermagem Psiquiátrica; Educação do Utente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).450.357-374

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