EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA Revisão Integrativa de Literatura
Resumo
O cuidado ao indivíduo com esquizofrenia deve confluir num plano de tratamento centrado na pessoa, assentando numa abordagem multidisciplinar. A Psicoeducação assume particular relevância na pessoa com esquizofrenia. É imprescindível perceber quais as repercussões das intervenções psicoeducativas para incrementar a efetividade e eficiência das mesmas .Objetivo: Perceber quais as repercussões da psicoeducação na pessoa com esquizofrenia Métodos: Revisão Integrativa da Literatura a partir da Pergunta de Partida “Será a implementação de programas de psicoeducação benéfica para as pessoas com esquizofrenia?” (Método Pico). Pesquisa efetuada na base dados b-on e na plataforma EBSCOhost web, considerando estudos redigidos em língua portuguesa, espanhola a inglesa, publicados entre 2015-2019. As palavras chave/descritores foram validados no DeCS e MeSH. Utilizou-se o o caracter booleano “and” para auxiliar a pesquisa.Resultados: Selecionados 5 artigos para inclusão na revisão. Todos os artigos selecionados avaliam como programas psicoeducacionais para pessoas com esquizofrenia afetam várias dimensões da vida dos seus recetores, incluindo alguns deles os cuidadores principais.Conclusões: A implementação de programas psicoeducativos dirigidos a pessoas diagnosticadas com esquizofrenia revelaram-se eficazes para promoção da melhoria a vários níveis. Também estão descritos benefícios para os cuidadores.Descritores: esquizofrenia, conhecimento, educação, enfermagem.
Referências
Referências Bibliográficas
Queirós T. , Coelho F, Linhares L., Telles-Correia D. Esquizofrenia: O Que o Médico Não Psiquiatra Precisa de Saber . Acta Med Portt 2019 Jan [Internet]. 2019 [acedida 2019 nov 28] 70-77 .Disponível em https://doi.org/10.20344/amp.10768
Marques, MF. Cuidados de natureza psicoeducacional. De que falamos? in E-book: VII Congresso Internacional ASPESM:evidência e prática clinica em saúde mental. : A sociedade portuguesa de enfermagem de saúde mental .[Internet].Viana do Castelo: ASPESM;2016[acedida 2019 nov 26] 252-264 .Disponível em http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23000/1/Artigo%2024-E-book%20congresso%20viana%20de%20castelo%202016.pdf
American Psychiatric Association. The American Psychiatric Association Practice Guideline For The Treatment Of Patients With Schizophrenia :[Internet]:American Psychiatric Association; 2019 [acedida 2019 nov 26] Disponível em https://www.psychiatry.org/File%20Library/Psychiatrists/Practice/Clinical%20Practice%20Guidelines/APA-Draft-Schizophrenia-Treatment-Guideline.pdf
Pasada C., Manso F., Psychoeducation: A Strategy for Preventing Relapse in Patients with Schizophrenia .International Journal of Nursing [Internet].2015 [acedida 2019 nov 20] 89-102. 2(1) Disponível em:http://dx.doi.org/DOI: 10.15640/ijn.v2n1a10
Royal Australian and New Zealand College of Psychiatrists , Royal Australian and New Zealand College of Psychiatrists clinical practice guidelines for the management of schizophrenia and related disorders [Internet] ; 2016 [acedida 2019 nov 26] Disponível em
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0004867416641195
Ordem dos Enfermeiros, Regulamento n.º 515/2018 Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, [Internet]. 2018 [acedida 2019 nov 24] .Disponível em https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/115932570/details/normal?l=1
Ordem dos Enfermeiros, Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental [Internet]. 2011 [acedida 2019 nov 26] .Disponível em. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/colegios/Documents/PQCEESaudeMental.pdf
Mendes K., Silveira R., Galvão C., Revisão Integrativa: Método De Pesquisa Para A Incorporação de Evidências Na Saúde e na Enfermagem.Texto Contexto Enferm Out-Dez; [Internet]. 2008 [acedida 2019 nov 23] 758-764. .Disponível em. http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf
The Joanna Briggs Institute, The Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015 .[Internet] Adelaide: JBI; 2015 [acedida 2019 nov 23] Disponível em:https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual5
The Joanna Briggs Institute.Critical Appraisal Tools..[Internet] The Joanna Briggs Institute; 2017 [acedida 2019 nov 21]. Disponível em http://joannabriggs-webdev.org/research/critical-appraisal-tools.html
Al-HadiHasan A, Callaghanand P, Lymn J. Qualitative process evaluation of a psycho-educational intervention targeted at people diagnosed with schizophrenia and their primarycaregivers in Jordan. BMC Psychiatry 17 [Internet] 2017 [ acedida 2019 nov 20] 1-17.Disponível em https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-017-1225-2 DOI:10.1186/s12888-017-1225-2
Kryshtal V, Kozhyna H, Markova M, Korovina L. The dynamics of the level of social functioning and quality of Life of patients with schizophrenia as a marker of the effectiveness of psychoeducational programs . Journal of Education, Health and Sport [Internet] 2017 [acedida 2019 dez 1] 618-624.Disponível em http://ojs.ukw.edu.pl/index.php/johs/article/view/4608 DOI:http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.825220
Matsuda M, Kohno A. Effects of the Nursing Psychoeducation Program on the Acceptance of Medication and Condition-Specific Knowledge of Patients with Schizophrenia.Archives of Psychiatric Nursing 30 [Internet] 2016 [acedida 2019 nov 21]581-586.Disponível em https://www.psychiatricnursing.org/article/S0883-417(16)30005-X/pdf DOI:https://doi.org/10.1016/j.apnu.2016.03.008
Al-HadiHasan A, Callaghanand P, Lymn J.Evaluation of the impact of a psycho-educational intervention for people diagnosed with schizophrenia and their primary caregivers in Jordan: randomized controlled trial.BMC Psychiatry 15 [Internet] 2015 [ acedida 2019 nov 20] 1-10.Disponível em https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12888-015-0444-7 DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-015-0444-7
von Maffei C , Görges F , Kissling W, Schreiber W, Rummel-Kluge C. Using films as a psychoeducation tool for patients with schizophrenia: a pilot study using a quasi-experimental pre-post design. BMC Psychiatry 15 [Internet] 2015 [ acedida 2019 dec 20] 1-7.Disponível em https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12888-015-0481-2 DOI:10.1186/s12888-015-0481-2
National Collaborating Centre for Mental Health.Psychosis And Schizophrenia In Adults The Nice Guideline On Treatment And Management –Updated Edition 2 014 [Internet]. London:National Institute for Health and Clinical Excellence:2014 [ acedida 2019 dec 8] .Disponível em https://www.nice.org.uk/guidance/cg178/evidence/full-guideline-490503565
Aho-Mustonen, K. Group psychoeducation for forensic longterm patients with schizophrenia. the University of Eastern Finland Dissertations in Education, Humanities, and Theology [Internet]. Joensuu : University of Eastern Finland ,2011[ acedida 2019 dec 6].Disponível em http://epublications.uef.fi/pub/urn_isbn_978-952-61-0303-7/urn_isbn_978-952-61-0303-7.pdf
Al-Batran M, Evidence Based Practice:The Effectiveness Of Group Psychoeducation For Medications Adherence Among Inpatient Adults With Schizophrenia In Psychiatric
And Mental Health Settings. Middle East Journal of Nursing [Internet].2015[ acedida 2019 nov 19]9(2):25-30.Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/b43d/fbc8a81343091d3dd2b7911ddab98cd0a515.pdf?_ga=2.168982881.1933068293.1579740729-139798897.1579740729
Enciso, C. Efectividad de un programa psicoeducativo en el empoderamiento de los
pacientes con esquizofrenia.Nure Inv. 15 [Internet].2018[ acedida 2019 dec 1]1-18 .Disponível em https://www.nureinvestigacion.es/OJS/index.php/nure/article/view/1385/838
DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2020.6(3).447.384-402
Apontamentos
- Não há apontamentos.