PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E INCLUSÃO SOCIAL EM IDOSOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Tatiana Filipa Silva Mestre

Resumo


Objetivo: Compreender como é que a Educação Social promove a inclusão social e a saúde mental de idosos de uma Unidade de Longa Duração e Manutenção da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Métodos: estudo de investigação ação em que a recolha de dados foi realizada através da pesquisa documental, observação direta, conversas informais, entrevistas semiestrutura- das. Contou-se com a participação de idosas com idades entre os 65 e os 94 anos e colaboradores da unidade. Resultados: Verificou-se que o envelhecimento das idosas não está a decorrer de forma ativa e bem-sucedida. Na aplicação do Inventário de Saúde Mental, duas utentes não apre- sentam sintomatologia, uma apresenta sintomas moderados com valores indicadores de depressão e a outra utente apresentou resultados totais de sintomas graves, com valores indicativos de carência de afeto positivo e laços emocionais. Na Escala modificada de Barthel apenas uma utente apresenta uma dependência total. Os colaboradores expressam dificuldades em articular atividades de educação social promotoras da saúde mental e da inclusão dos idosos. Conclusões: Foi possível compreender a importância dos colaboradores com competências que promovam a Inclusão Social e a Saúde Mental, num momento em que as perdas a nível físico e psicológico dos idosos influenciam decisivamente o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes. Descritores: Envelhecimento, saúde mental; qualidade de vida; trabalho social. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(1).836

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