RECOMENDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM
RECOMMENDATIONS FOR THE CONTINUOUS TRAINING OF NURSING PROFESSORS

Rogério Ferrinho Ferreira, Sixto Cubo Delgado, Vito Jesus Carioca, Ana Clara Nunes, Maria José Gouveia José Gouveia

Resumo


Objetivo: Identificar as propostas de melhoria para a formação contínua dos professores na área científica de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com a participação de 15 professores de duas instituições de ensino superior, escolhidos de forma intencional e que participaram nos grupos de discussão. O processo de análise qualitativa de conteúdo foi submetido à avaliação de dois juízes e dele emergiram coeficientes de concordância que oferecem garantias sobre as inferências e processo de categorização. Resultados: As recomendações dos professores integram dois tipos de categorias: temas e fatores intervenientes na formação contínua. Ao nível dos temas, destacamos recomendações sobre formação em áreas temáticas, modelo de formação, investigação, a reflexão/partilha
de experiências, articulação com a prática clínica, trabalho colaborativo, ligação à comunidade e intercâmbio com outras instituições de ensino superior. Em relação aos fatores intervenientes na formação, destacamos o valorizar as motivações individuais, a disponibilidade de tempo, financiamento, a referência dos líderes e o reconhecimento institucional. Conclusões: O desenvolvimento do professor passa pela sua qualificação pedagógica e cientifica e pela utilização de estratégias de formação propícias à mobilização e desenvolvimento de saberes. Descritores: Educação continuada; educação superior; docentes.

Abstract
Objective: To identify the proposals for improvement in the continuous training of professors in the scientific area of nursing. Methods: Descriptive study of qualitative approach, with the participation of 15 professors from two higher education institutions, who were intentionally chosen and who participated in the discussion groups. The qualitative content analysis process was submitted to the evaluation of two judges and from it emerged concordance coefficients that offer guarantees about the inferences and categorization process. Results: The professors’ recommendations integrate two types of categories: themes and factors involved in continuous education. In terms of themes, we highlight recommendations about training in thematic areas, training model, research, reflection/experience sharing, liaison with clinical practice, collaborative work, connection to the community and interexchange with other institutions of higher education. Regarding the factors involved in the formation, we highlight the value of individual motivations, the availability of time, funding, the reference of leaders and institutional recognition. Conclusions: The development of the teacher goes through its pedagogical and scientific qualification and the use of training strategies conducive to the mobilization and development of knowledge. Subject Headings: Education, continuing; education, higher; faculty.

Texto Completo:

PDF (Pt) PDF (En)


DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016.2(2).638

Apontamentos

  • Não há apontamentos.