BENEFÍCIOS DO BRINCAR TERAPÊUTICO EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: uma revisão integrativa da literatura
BENEFITS OF PLAY THERAPY IN HOSPITALIZED CHILD: an integrative literature review
Olivia Barbosa Engenheiro, Célia Geadas, Clara Lobo, Catarina Azougado, Joana Figueiredo, Clélia Simpson
Resumo
Objetivo: Identificar a tendência de artigos publicados por enfermeiros em base de dados, sobre os benefícios do brincar terapêutico em crianças hospitalizadas. Metodologia: Foi utilizado o método PI[C]O na elaboração da questão orientadora e na definição dos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. As palavras-chave foram organizadas com a adição do booleano AND: Hospitalized Child; AND Play Therapy; AND Benefits e suas combinações na língua portuguesa e espanhola. O estudo realizado consiste numa pesquisa bibliográfica integrativa, com abordagem qualitativa, sendo a pesquisa realizada nas plataformas de bases de dados eletrónicas EBSCO e B-ON, com o friso cronológico de 2009-2013. Foram selecionados 15 artigos que se enquadravam com o objetivo deste estudo. Elaboramos um instrumento de recolha de dados com as variáveis consideradas mais relevantes. Os dados foram analisados segundo Bradin e Minayo. Resultados: Após a análise procedeu-se à categorização dos estudos: 1) Significado do brinquedo terapêutico; 2) Formas de brincar/brinquedo terapêutico; 3) Importância/benefícios da utilização do brinquedo terapêutico. Conclusões: Evidencia-se pelos resultados encontrados, os benefícios do brincar terapêutico em todos os artigos analisados. Torna-se assim essencial a inserção do brinquedo terapêutico no plano de assistência de enfermagem pediátrica para um cuidado integral e de qualidade. Descritores: Criança hospitalizada; brincar terapêutico; benefícios. Abstract Objective: To identify the trend of articles published by nurses in database, on the benefits of play therapy in hospitalized child. Methods: We used the PI[C]O method, in drafting the guiding question and the definition of inclusion and exclusion criteria for the selection of items. The keywords were organized with the addition of the AND Boolean: Hospitalized Child; AND Play Therapy; AND Benefits and there combinations in Portuguese and Spanish. The study is an integrative literature review, with a qualitative approach, with the survey on the platforms of electronic databases EBSCO and B-ON, with the timeline 2009-2013. Were selected 15 articles that fit with the objective of this study. We developed a data collection instrument with the variables considered most relevant. Data were analyzed according Bradin and Minayo. Results: After the analysis proceeded to the categorization of the studies: 1) Meaning of play therapy; 2) Forms of play therapy; 3) the importance / benefits of using play therapy. Conclusions: We can see the results found in this review the benefits of play therapy in all the analyzed articles. Therefore essential becomes the insertion of play therapy in pediatric nursing for a comprehensive and quality care. Descriptors: Hospitalized Child; Play Therapy; Benefits.
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DOI:
http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016.2(1).489
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