UMA MATRIZ REFERENCIAL PARA A EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM COM FOCO NA PESSOA AO ENVELHECER

Andreia Ferrari Cerqueira, Lucília Nunes

Resumo


Objetivo: Envelhecer é um desafio coletivo e individual. Assim, as respostas educacionais no campo da saúde e da Enfermagem necessitam de ser efetivas, na medida em que a grande maioria dos licenciados prestará cuidados a pessoas idosas e muito idosas. Este artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de Matriz Referencial para a Educação em Enfermagem na pessoa ao envelhecer, resultado de uma Tese de Doutoramento em Enfermagem. Metodologia: estudo de natureza qualitativa e analítica e cujo percurso metodológico contemplou três fases sequenciais e complementares - investigação documental, questionário e entrevistas. Resultados: elaborou-se uma Matriz referencial (dinâmica, transversal, ascendente e multidimensional), enformada por elementos (generalizações simbólicas, modelos, valores e exemplos) integrados em dimensões (a pessoa ao envelhecer, cuidar em Enfermagem, aprender Enfermagem e contextos de aprender e de cuidar). Conclusões: Não sendo um fim em si mesma, pretende-se que a proposta de matriz referencial seja útil a diferentes atores com diferentes propósitos, permitindo o desenvolvimento do conhecimento da Enfermagem do envelhecer. Descritores: Pessoa ao envelhecer; matriz referencial; educação em enfermagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(3).1181

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