Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Desenvolvimento e Sociedade?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Todas as propostas de artigo devem ser submetidas diretamente à Direção e Coordenação Editorial da revista, através do seguinte e-mail: cics.nova@uevora.pt Formatação e apresentação:

• As propostas de artigo não devem exceder as 15 mil palavras e ou 80 mil carateres com espaços, incluindo notas e bibliografia (exceto quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens).

• Ficheiro tipo Word (*.doc ou .docx) ou outro formato em OpenDocument (*.odt).

• Resumo, abstract e palavras-chave, organizado numa coluna, com letra Garamond, tamanho 10 pto.

• Corpo do texto em A4 organizado em 2 colunas, com letra Garamond, tamanho 11 pto, alinhamento justificado.

• Espaçamento entre linhas de 1,15 e mancha do texto em A4 com as seguintes margens: a) em baixo e em cima de 3 cm; b) à esquerda e à direita de 2 cm.

• Espaçamento do parágrafo, antes 0 pto, depois 12 pto.

• A referenciação bibliográfica deve seguir o manual de estilo APA 5ed ou seguintes.

• Referências bibliográficas, notas explicativas e de referências, e agradecimentos, no máximo com uma página A4 para cada situação, com letra Garamond, tamanho 10 pto.

• Os títulos de 1ª ordem dos tópicos ou secções do corpo do artigo deverão ser editados com letra Garamond, tamanho 12 pto, carregado e ou realçado, numerados (números árabes). Os títulos de 2ª ordem (sub-títulos) devem ser igualmente numerados (ex: 1.1.; 1.2. e sucessivamente) letra Garamond, tamanho 11 pto.

• Não se numeram o resumo, abstract, as palavras-chave, a introdução, as considerações finais, as referências bibliográficas e demais elementos pós-textuais.

• Todos os elementos não textuais devem estar organizados em quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou fotografias, devidamente identificados e numerados de forma contínua, com numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos e inseridos no corpo do texto.

• Os ficheiros originais dos quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens devem igualmente ser enviados à parte, em tons de cinzento. Os esquemas e as figuras podem ser construídos em formato vectorial, devendo os autores indicar os programas utilizados para a sua construção. Recomendamos que os esquemas, figuras e fotografias sejam fornecidos em alta resolução (no mínimo 300 dpi), em JPG, PNG ou TIFF, com no mínimo 8 cm de largura.

• Para cada proposta de artigo, recomendamos um máximo de 6 quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou fotografias. No caso destes elementos não forem passíveis de inserção no corpo do artigo, devem ser colocados em anexo ou apêndice, localizado no final do artigo e devidamente identificados e numerados de forma contínua, com numeração árabe.

• Não são admitidas notas de rodapé. As notas explicativas e de referências deverão ser contínuas do princípio ao fim do artigo, reduzidas ao estritamente indispensável (sugere-se no max. 15 notas no max. 1 página A4), e colocadas no final do artigo, após as referências bibliográficas.

• No caso da proposta de artigo resultar de um projeto de investigação financiado, deverá ser mencionada a entidade financiadora e ou o programa de financiamento numa nota no final do artigo, localizada junto das demais notas que houver.

Todas as propostas submetidas deverão ainda:

• Conter os originais, sem gralhas e prontos a publicar, segundo os critérios descritos acima.

• Conter uma página inicial, com o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), e-mail, filiação institucional (situação académica e profissional), bem como o endereço postal e telemóvel ou telefone do 1º autor.

• Fazer acompanhar os originais de uma nota biográfica (máx. 900 palavras ou 2 páginas A4) do 1º autor e uma declaração de compromisso, assinada (ficheiro digitalizado), a não candidatar o artigo em simultâneo a outra publicação, nem os republicar sem a autorização expressa da Direção da Desenvolvimento e Sociedade: Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais.

• Não obstante privilegiarmos textos originais, podem ser editados textos total e ou parcialmente já divulgados (situação preferencial), desde que o(s) autor(es) assegure(m) que se encontrem devidamente salvaguardados os direitos de autoria contratualizados anteriormente. Neste caso, o(s) autor(s) deve(m) indicar na proposta a referência da obra onde se encontra publicada a sua proposta.

A Direção Editorial da revista reserva o direito de não aceitar as propostas que não estejam em conformidade com os critérios de submissão.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à Revista Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, através da sua direção e coordenação editorial, o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, eletrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do artigo submetido e aprovado para publicação. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o artigo é submetido e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a direção e coordenação editorial da Revista Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais comunique aos autores que decidiu não publicar o seu artigo, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.

 

Política de Privacidade

Política de Privacidade:

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2183-9220

Apoios:

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora