Os sistemas colaborativos na Educação: Os valores pedagógicos e educacionais

Ana Cristina Horta Corvo Dias Pego

Resumo


A utilização da aprendizagem colaborativa é um fenómeno complexo. Isto significa que, a aprendizagem em si mesma tem evoluído de forma consistente e adaptada às necessidades dos utilizadores dos sistemas de informação da educação. Consequentemente, a colaboração entre pares tornou-se importante, assim como, a utilização de sistemas educacionais que permitissem ao utilizador aprender de forma eficaz e em menos tempo. Este artigo pretende demonstrar que os sistemas colaborativos de aprendizagem são uma ferramenta essencial para a utilização da criação do saber em sistemas virtuais. A metodologia utilizada, assente num questionário eletrónico dirigido aos utilizadores de sistemas colaborativos na educação, permitiu demonstrar que a utilização da aprendizagem colaborativa constitui uma mais-valia no ensino / aprendizagem. O estudo revelou que a importância dos sistemas colaborativos de aprendizagem são uma ferramenta essencial nas decisões, e nos resultados do processo de trabalho entre pares e valorização do conhecimento.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220  (suspensa a edição impressa)

Revista Indexada no Diretório e Catálogo  do Latindex com o Folio n.º  26777

 Apoios:
CICS.NOVA

com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

Referência UIDB/04647/2020

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora