Os sistemas colaborativos na Educação: Os valores pedagógicos e educacionais
Resumo
A utilização da aprendizagem colaborativa é um fenómeno complexo. Isto significa que, a aprendizagem em si mesma tem evoluído de forma consistente e adaptada às necessidades dos utilizadores dos sistemas de informação da educação. Consequentemente, a colaboração entre pares tornou-se importante, assim como, a utilização de sistemas educacionais que permitissem ao utilizador aprender de forma eficaz e em menos tempo. Este artigo pretende demonstrar que os sistemas colaborativos de aprendizagem são uma ferramenta essencial para a utilização da criação do saber em sistemas virtuais. A metodologia utilizada, assente num questionário eletrónico dirigido aos utilizadores de sistemas colaborativos na educação, permitiu demonstrar que a utilização da aprendizagem colaborativa constitui uma mais-valia no ensino / aprendizagem. O estudo revelou que a importância dos sistemas colaborativos de aprendizagem são uma ferramenta essencial nas decisões, e nos resultados do processo de trabalho entre pares e valorização do conhecimento.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220 (suspensa a edição impressa)
Revista Indexada no Diretório e Catálogo do Latindex com o Folio n.º 26777
Apoios:
com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D
Referência UIDB/04647/2020
Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora