Estudos sobre a Deficiência no Ensino Superior: Contributos para uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Objetivos: O presente estudo teve como objetivo, por um lado, enquadrar o direito universal à educação com a resposta real disponibilizada aos estudantes com necessidades educativas especiais e deficiência no ensino superior e, por outro, desconstruir a informação acerca dos métodos e das técnicas utilizadas em investigações realizadas em Portugal e nos países dos Estados Membros da União Europeia.
Métodos: Foram analisados, em contexto nacional, os resultados de 39 teses de doutoramento, 574 dissertações de mestrado, e 10 artigos a nível internacional.
Resultados: Encontraram-se semelhanças ao nível das metodologias, dos métodos e das técnicas de recolha de dados utilizados, nos estudos realizados em Portugal e nos Estados Membros da União Europeia.
Conclusões: Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma preocupação crescente, no cumprimento de direitos fundamentais constantes de leis e manifestos em vigor, mas muitas vezes esquecidos e impraticáveis, criando barreiras à construção de uma sociedade inclusiva. O campo da investigação educacional, nacional e internacional, tem como particularidade predominante o paradigma qualitativo. Sendo também visível a existência de múltiplas triangulações aquando da recolha e análise de dados. Os temas de estudo são muito abrangentes e complexos, debruçando-se essencialmente sobre a inclusão e as necessidades educativas especiais.Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220 (suspensa a edição impressa)
Revista Indexada no Diretório e Catálogo do Latindex com o Folio n.º 26777
Apoios:
com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D
Referência UIDB/04647/2020
Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora