EDITORIAL

Sandra Valenzuela Suazo

Resumo


A nossa sociedade enfrenta as mudanças de uma força laboral que envelhece e requere apoio para o controlo e o monitoramento das suas condições crónicas, exigindo ainda uma oportunidade maior para continuar a trabalhar.

O envelhecimento da população leva-nos a analisar a temática do trabalho, e como se deve manter a saúde ocupacional destes trabalhadores, e a enfrentá-la com a dignidade que estes merecem.

Neste sentido, as empresas e instituições laborais devem estar cientes de que são entidades sociais, e devem também estar totalmente envolvidas na concretização de decisões mais equitativas.

Assim, o envelhecimento da população trabalhadora constitui um desafio para as políticas públicas, para a saúde e para o mundo do trabalho; relevante em termos do estabelecimento de padrões de segurança, saúde e qualidade de vida laboral que permitam satisfazer as necessidades desta força laboral, assim como, assegurar o direito a uma pensão ativa, saudável e digna.


Texto Completo:

PDF PDF (English) PDF

Referências


Hermosilla-Ávila A, Paravic-Klijn T, Valenzuela-Suazo S. Fuerza laboral que envejece, ¿Qué hacer ante esta tendencia? Cienc Trab. 2015;17:166-70. doi:10.4067/S0718-2449201 5000300002.

Vives A, Molina A, Gray N, González F. Propuesta para Chile. CAPÍTULO I. Envejecimiento y trabajo en Chile: propuesta para el monitoreo de la salud laboral. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, Centro UC Políticas Públicas; 2017.

Organización Iberoamericana de Seguridad Social. Objetivos de Desarrollo Sostenible para las Personas Adultas Mayores. Boletín del Programa Iberoamericano de Cooperación sobre Adultos Mayores. 2018 [acedida em dez 2020]. Disponível em: http://www.iberoam ericamayores.org




DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(1).506.3-4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.