COMPETÊNCIAS NÃO TÉCNICAS EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA COMO DETERMINANTE NA SEGURANÇA DO DOENTE CRÍTICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

André Nogueira, João Duarte Gonçalves, Maria Antónia Costa

Resumo


Objetivos: Identificar quais as competências não técnicas em Suporte Avançado de Vida inerentes às equipas de reanimação intra-hospitalar, e compreender a sua importância como determinante na segurança do doente crítico. Método: Revisão integrativa através de pesquisa na PubMed de estudos publicados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020, identificados 43 e selecionados 9. Resultados: Os estudos identificaram quais os domínios das competências não técnicas das equipas em Suporte Avançado de Vida, mas também o seu impacto na segurança do doente crítico. Conclusões: Os domínios de liderança, tomada de decisão, delegação de tarefas, comunicação, trabalho em equipa, concordância com o algoritmo, briefing/debriefing e gestão da informação, foram os mais relatados. As equipas que apresentaram melhor desempenho das competências não técnicas demonstraram melhores resultados nas competências técnicas interferindo no potencial de recuperação e na segurança do doente. Descritores: Competências não técnicas; Suporte avançado de vida; Ressuscitação cardiopulmonar.


Texto Completo:

PDF PDF (English)

Referências


Chalwin R P, Flabouris A. Utility and assessment of non-technical skills for rapid response systems and medical emergency teams. Internal Medicine Journal [Internet]. 2013 Dec [citado em 21 jan 2021]; 43:962-969. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/imj.12172 DOI:10.1111/imj.12172

Conselho Português de Ressuscitação. Suporte Avançado de Vida - Edição 2015 das Recomendações ERC. Tradução para Português. 7th ed. Bélgica: ERC; 2015. 328 p.

Gabr A K. The importance of nontechnical skills in leading cardiopulmonary resuscitation teams. Journal of the Royal College of Physicians of Edinburgh [Internet]. 2019 Dec [citado em 21 jan 2021]; 49(2):112-116. Disponível em: https://www.rcpe.ac.uk/sites/default/files/jrcpe_49_2_gabr.pdf DOI:10.4997/JRCPE.2019.205

Buccione E, Cicolini G, Della Pelle C. The nurse’s perception of the no-technical skills during Cardiopulmonary Resuscitation: a pilot study. Scenario [Internet]. 2019 Dec [citado em 21 jan 2021]; 36(1):5-12. Disponível em: https://ricerca.uniba.it/handle/11586/273357#.YAvxuC0qJmA

Cant R P, Porter J E, Cooper S J, Roberts K, Wilson I, Gartside C. Improving the non-technical skills of hospital medical emergency teams: The Team Emergency Assessment Measure (TEAM TM). Emergency Medicine Australasia [Internet]. 2016 Dec [citado em 6 jan 2021]; 28:641–646. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27474369/ DOI: 10.1111/1742-6723.12643

Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Institute Manual For Evidence Synthesis. Austrália: Joanna Briggs Institute; 2020 Dec [citado em 20 Dez 2020]. Disponível em:https://wiki.jbi.global/display/MANUAL/Downloadable+PDF+-+current+version

Joanna Briggs Institute. Developed by the Joanna Briggs Institute Levels of Evidence and Grades of Recommendation Working Party October 2013. Austrália: Joanna Briggs Institute; 2013 Dec [citado em 23 Dez 2020]. Disponível em: https://joannabriggs.org/sites/default/files/2019-05/JBI-Levels-of-evidence_2014_0.pdf

Joanna Briggs Institute. The Joanna Briggs Institute Levels of Evidence and Grades of Recommendation Working Party*. Supporting Document for the Joanna Briggs Institute Levels of Evidence and Grades of Recommendation. Austrália: Joanna Briggs Institute; 2014 Dec [citado em 17 Jan 2021]. Disponível em: https://joannabriggs.org/sites/default/files/2019-05/JBI%20Levels%20of%20Evidence%20Supporting%20Documents-v2.pdf

Peltonen V, Peltonen L M, Salantera S, Hoppu S, Elomaa J, Pappila T, Hevonoja E, Hurme S, Perkonoja K, Elomaa T, Tommila M. An observational study of technical and non-technical skills in advanced life support in the clinical setting. Journal Pre-proof. Resuscitation [Internet]. 2020 Dec [citado em 23 dez 2020];1-26. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2020.06.010

Robinson P S, Shall E, Rakhit R. Cardiac arrest leadership: in need of resuscitation? Postgrad Med J [Internet]. 2016 Dec [citado em 27 dez 2020]; 92:715–720. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27281816/ DOI: 10.1136/postgradmedj-2015-133738

Andersen P O, Jensen M K, Lippert A, Ostergaard D, Klausen T W. Development of a formative assessment tool for measurement of performance in multi-professional resuscitation teams. Journal Resuscitation [Internet]. 2010 Dec [citado em 30 dez 2020]; 81:703–711. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20346566/

DOI: 10.1016/j.resuscitation.2010.01.034

Peltonen L M, Peltonen V, Salantera S, Tommila M. Development of an instrument for the evaluation of advanced life support performance. Acta Anaesthesiologica Scandinavica [Internet]. 2017 Dec [citado em 2 jan 2021]; 61:1215–1231. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28832902/ DOI: 10.1111/aas.12960

Cortegiani A, Russotto V, Montalto F, Iozzo P, Palmeri C, Raineri SM, Giarratano A. Effect of High-Fidelity Simulation on Medical Students’ Knowledge about Advanced Life Support: A Randomized Study. Journal pone PLoS ONE [Internet]. 2015 Dec [citado em 3 jan 2021]; 10(5):1-12. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0125685 DOI: 10.1371/journal. pone.0125685

Andersen P O, Jensen M K, Lippert A, Østergaard D. Identifying non-technical skills and barriers for improvement of teamwork in cardiac arrest teams. Journal Resuscitation [Internet]. 2010 Dec [citado em 5 jan 2021]; 81:695–702. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20304547/ DOI: 10.1016/j.resuscitation.2010.01.024

Krage R, Zwaan L, Len L T S, Kolenbrander M W, Groeningen D V, Loer S A, Wagner C, Schober P. Relationship between non-technical skills and technical performance during cardiopulmonary resuscitation: does stress have an influence? Emerg Med J [Internet]. 2017 Dec [citado em 9 jan 2021]; 34:728-733. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28844039/ DOI: 10.1136/emermed-2016-205754

Armstrong P, Peckler B, Pilkinton-ching J, Mcquade D, Rogan A. Effect of simulation training on nurse leadership in a shared leadership model for cardiopulmonary resuscitation in the emergency department. Emergency Medicine Australasia [Internet]. 2020 Dec [citado em 10 jan 2021]; 1-7. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1742-6723.13605 DOI: doi: 10.1111/1742-6723.13605




DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).497.401-421

Apontamentos

  • Não há apontamentos.