REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PACIENTES ESPECIAIS CONSTRUÍDAS POR ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

Cláudia Thiago Ragon, Júlio Afonso Gmbôa, Luíz Fernando Rangel Tura

Resumo


Objetivo: Com base na tradição moscoviciana, apreender as representações sociais sobre pacientes especiais construídas por alunos de odontologia de uma universidade privada-RJ/Brasil, para explorar a experiência na disciplina de Clínica de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE). Método: Foram realizadas 33 entrevistas semiestruturadas com alunos antes e depois de experienciarem a CAPE. O corpus foi processado através da técnica lexicográfica básica, com o auxílio do programa IRaMuTeQ®. Resultados: A análise gerou cinco classes agrupadas em dois eixos de sentido: cuidado e deficiência e sociedade. Em relação ao cuidado diferentes pontos de ancoragem para os alunos antes e após a experiência na CAPE, levam a um contraste entre um saber influenciado por estereótipos e uma realidade próxima. No geral a ideia de integração sobrepõe-se a de inclusão, levando os discentes a um pensamento impregnado pela ideologia da normalização Conclusão: A influência do imaginário social e o peso da dimensão afetiva na construção das RS, foram explicitados nesse estudo. A experiência na CAPE, possibilitou o desenvolvimento de novas atitudes e práticas em relação a esse grupo, superando preconceitos que dificultam o processo de atenção integral. Descritores: Representações sociais; Pacientes especiais; Graduação; Odontologia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(1).466.39-55

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