ANGÚSTIA NA PROXIMIDADE DA MORTE, NA PESSOA COM DOR ONCOLÓGICA

Cidália Carvoeiras Nobre, Felismina Rosa Mendes

Resumo


Objetivo: compreender a angústia decorrente da proximidade da morte na experiência da pessoa com dor oncológica. Método: utilizámos o método qualitativo, sendo que para a análise dos dados usámos a fenomenologia. Os sujeitos do estudo foram dez doentes do foro oncológico, seguidos na consulta da dor. Utilizámos a entrevista parcialmente estruturada como instrumento de colheita de dados. A pesquisa foi aprovada pela comissão de Ética da ULSBA, EPE. Resultados: a partir do agrupamento das unidades de significação, emergiram os temas centrais sendo um dos temas: a angústia na proximidade da morte, na pessoa com dor oncológica e, a partir do agrupamento das unidades de significação para este tema central, destacou-se o subtema: sentido de vida/morte. Conclusão: Adoecer por cancro recorda ao doente que é um Ser-para-a-morte e é a compreensão da finitude que pode levar o homem à descoberta do Ser. Verifica-se que cada pessoa atribui um sentido à sua morte em função do sentido que dá à sua vida, torna-se então necessário dar sentido à vida para poder dar sentido à morte. Palavras-chave: dor do câncer; pessoa doente; morte; angústia.


Texto Completo:

PDF PDF (English)

Referências


- Heidegger M. Ser e Tempo. Pensamento Humano, Parte I, Petrópolis: Vozes; 1995.

- Heidegger M. El Ser y el Tiempo, Madrid: Fonde de cultura econômica;1984.

- Chauí M. Heidegger, vida e obra (prefácio da coleção Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural; 1996: 7- 9.

- Costa P. Inautenticidade e Finitude em Heidegger, Saberes, Natal, nº3, São Paulo: UNIJUI - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2010: 151-9.

- Monteiro C, Rocha S, Paz E, Souza I. (2006), Fenomenologia Heideggeriana e sua possibilidade na construção de estudos de Enfermagem, Escola Anna Nery, nº2, vol. 10, Rio de Janeiro: Universidade Federal; 2006: 1-6.

- Duarte M, Rocha S. As contribuições da Filosofia Heideggeriana nas pesquisas sobre o cuidado em Enfermagem, Cogitare Enfermagem, nº 16, vol.2, São Paulo: Fundação; 2011: 361-4.

- Bogdan R, Biklen S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 2ªed. Porto: Porto editora; 1994.

- Deschamps C. L´approche phénoménologique en recherché. 1ª ed. Montreal: Guérin éditeur; 1993.

- Patton M. Qualitative evaluation and research methods. 2ª ed. Londres: Sage publications; 1990.

- Nobre C F C. O doente oncológico com dor crónica. Uma abordagem sobre o cuidar na perspetiva de enfermagem. Revista servir; 2008; 56 (3/4): 133-9.

- Williams J R. Manual de Ética Médica. 2ª ed. [Internet]. Francia: Asociación Médica Mundial; 2009 [citado 05 jun 2012]. Disponível em:

http://www.wma.net/es/30publications/30ethicsmanual/pdf/ethics_manual es.pdf

- Paldron T. Sentido da vida e valores espirituais. In A Dignidade e o Sentido da Vida. Uma reflexão sobre a nossa existência. Cascais: Pergaminho; 2004: 77-98.

- Nobre C F C. O doente em fim de vida. Uma abordagem sobre o acompanhamento espiritual na perspetiva de Enfermagem, Nursing, nº235, Lisboa: Serra Pinto; 2008: 9-12.

- Bermejo J. Aspectos espirituais en los cuidados paliativos. Barcelona: Baldo Santi Lucherini. OMD, (Clínica família); 1999.

- Silva A, Merighi M. Compreendendo o estar com câncer ginecológico avançado: uma abordagem Heideggeriana, Revista da Escola de Enfermagem, nº2, vol.40, Universidade de S. Paulo; 2006: 253-260.

- Carvalho M, Merighi M. O Cuidar no processo de morrer na perceção de mulheres com câncer: uma atitude fenomenológica, Revista Latino-Americana de Enfermagem, nº6, vol.13, Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2005: 951-9.

- Heidegger M. Ser e tempo. Pensamento Humano, Parte II, Petrópolis: Vozes; 1989.

- Mallmann M. Para além do impessoal: em busca da autenticidade, Dissertação de Mestrado em Filosofia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; 2009: 65-85.




DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(3).2031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.