GANHOS EM SAÚDE COM O PROJETO CUIDAR+ Capacitação dos pais de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso

Olívia Barbosa Engenheiro, Graça Antunes Carvalho

Resumo


Objetivos: Caracterizar os pais e os recém-nascidos que participaram no Projeto CUIDAR+; Avaliar o estado de Saúde dos recém-nascidos e a sua adaptação ao ambiente familiar; Avaliar as competências parentais; e Identificar as dificuldades no processo de cuidados no domicílio. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Foi usada a técnica de Observação Direta Descritiva à qual foram adicionados mais dois instrumentos de recolha, através da colheita de dados presentes nos processos clínicos, acedendo ao programa informático ALERT e do questionário aplicado aos pais no final da visita. A amostra foi constituída por doze pais e quatorze recém-nascidos. Foram efetuadas visitas domiciliárias de Dezembro de 2017 a Abril de 2018, entre o 3º e o 7º dia após a alta hospitalar, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, mantendo o seguimento familiar na 2ª e 4ª semana. Resultados: Durante a visita 83,3% dos pais apontaram como principal dificuldade o funcionamento intestinal do recém-nascido. A categoria com mais representatividade nas narrativas foi a adaptação à nova dinâmica familiar, referenciada como sendo a principal dificuldade por 9 famílias. Conclusões: O Projeto teve impacto em variáveis de resultado organizacionais e nos utentes nomeadamente, ao nível da sua satisfação, diminuição de eventos adversos e complicações, criando valor em saúde. Obteve ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem e outros ganhos em saúde como autonomia e segurança nos cuidados. Descritores: Prematuridade; Visita Domiciliária; Capacitação; Ganhos em Saúde


Texto Completo:

PDF PDF (English)

Referências


Ordem dos Enfermeiros. Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: Enquadramento conceptual: Enunciados descritivos. Lisboa, Portugal; 2008.

Administração Central do Sistema de Saúde, IP. Termos de Referência para contratualização de cuidados de saúde no SNS para 2017. Lisboa, Portugal; 2016.

Vale I. Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores num Contexto de Resolução de Problemas e de Materiais Manipuláveis. Universidade de Aveiro, Portugal; 2000.

Lapassade G. L’Observation participante. Revista Europeia de Etnografia de Educação.

; 1, 9-26.

Morse J. Aspetos Essenciais de metodologia de Investigação Qualitativa. Coimbra, Portugal: Formasau; 2007.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições Setenta; 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(3).1916

Apontamentos

  • Não há apontamentos.