CRIANÇA/JOVEM COM EPILEPSIA: COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO DE SAÚDE ESCOLAR - REVISÃO INTEGRATIVA

Marta Sofia Inácio Catarino

Resumo


Os cuidados à criança/jovem com epilepsia são edificados por uma parceria entre os que a rodeiam, em todo o sistema vital. Promover a saúde no ambiente escolar contribui para a melhoria da qualidade de vida e do processo de aprendizagem. O enfermeiro de saúde escolar pode desempenhar um papel fulcral neste processo. Para atingir uma qualidade plena de cuidados deverá possuir valiosos instrumentos de apoio, bem como competências especializadas. Objetivo: Identificar na literatura científica as competências do enfermeiro de saúde escolar nos cuidados à criança/jovem com epilepsia. Métodos: Revisão integrativa através de pesquisa na B-On, Lillacs e Medline. Incluídos estudos que abordaram os cuidados de enfermagem, em saúde escolar, à criança/jovem com epilepsia. (Identificados 42 e selecionados 9). Resultados: Os estudos identificaram estratégias de intervenção/competências do enfermeiro de saúde escolar na promoção da saúde da criança/jovem com epilepsia. Conclusões: O enfermeiro de saúde escolar, na prestação de cuidados à criança/jovem com epilepsia, deve envolver a família e a comunidade escolar, em articulação com a equipa de saúde. A utilização de instrumentos, como um plano de saúde individual permite que todos comuniquem numa linguagem comum, intervindo a nível biológico e psicossocial. Descritores: Children, Epilepsy, School e Education, Nursing




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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2018.4(3).1532

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