O desafio que se impõe: que currículo para o século XXI?

Maria José Silvestre

Resumo


Este texto apresenta o resultado de um estudo analítico de tipo ensaio reflexivo, que inclui a análise da legislação relativa ao governo das escolas e ao currículo escolar em Portugal e, seguidamente, o estudo de revisão de literatura.

Abordamos a temática geral das políticas e reformas educativas em Portugal nos últimos 30 anos, incidindo a análise em dois domínios: o domínio da filosofia subjacente aos normativos legais que têm regulado a vida das escolas e o domínio do currículo. Apresentamos, ainda, a perspetiva de alguns autores relativamente à escola atual, nesta era global da comunicação célere e do conhecimento em constante mutação.

Foram estabelecidos dois objetivos investigativos: (i) Verificar as linhas de política educativa, consubstanciadas na legislação portuguesa, nas três últimas décadas; (ii) Identificar as linhas de força de uma proposta de revisão curricular para a escola do século XXI.

No atual contexto de globalização e de inovações tecnológicas em ritmo constante e acelerado, associadas às problemáticas ambientais, ao consumismo, às mudanças que se reconstroem a cada segundo por via das redes sociais e dos meios de comunicação social e da Internet, surgem novos valores culturais, sociais e económicos. A escola e a educação tornam-se indispensáveis. O desafio maior da educação de hoje parece ser o encontrar de caminhos capazes de preparar os cidadãos para os desafios da sociedade da informação, do conhecimento e da criatividade.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.