Qualidade do Sucesso Escolar: Turmas do Distrito de Évora em análise e discussão pelo Algoritmo de CHAID e de CRT ou CART

Luzia Barroso, Merciana Rita

Resumo


O estudo centra-se nasturmas dos agrupamentos escolares\escolas não agrupadas públicas do 3.º Ciclo do Ensino Básico do Alentejo Central, NUT 3, relativamente às quais se dispõe de informação sobre a avaliação final do 1.º Período Escolar do 7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade (variável resultado) do ano letivo de 2016/17. As características das turmas em estudo foram organizadas em torno do contexto extraescolar, centrado em variáveis socioculturais, económicas e territoriais relativas ao aluno e respetiva família e do contexto intraescola relacionado com aspetos de política educativa e organizacionais-pedagógicos. As árvores de decisão foi a técnica utilizada na construção e classificação de modelos de análise de dados. Com a aplicação do algoritmo CHAID, as turmas foram segmentadas pela percentagem de classificações positivas, pela percentagem de mães com 1.º ciclo ou menos, pelas percentagens de alunos sem ASE e pela percentagem de mães com o ensino superior. Assim, os dados fundamentam a importância do contexto socioeconómico e cultural das famílias dos alunos das turmas. Já com algoritmo CRT ou CART, as turmas foram segmentadas sucessivamente pela percentagem de classificações positivas. Os dados fundamentam a importância do número de classificações acima de 3 na qualidade do sucesso dos alunos. 


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