O uso caminhado e a produção de domínio público social

Maria João Pereira Monteiro Gomes

Resumo


Um percurso caminhado é mais do que um acesso, mais do que um trajeto. Um percurso caminhado é construído através do tempo e do espaço permitindo a quem caminha experienciar o meio e fazer parte da paisa-gem urbana praticada. O ato de caminhar, à medida que o corpo se movimenta em constante interação com a ambiente intensifica a relação com os outros e com os territórios atravessados.

Pretende-se assim contribuir para a compreensão da complexidade do caminhar enquanto modo de aceder e participar na cidade, destacando-se a sua relação com o bem estar social colectivo.

Assente na teoria de Henri Lefebvre de produção do espaço, aborda-se o uso caminhado enquanto prática de produção do domínio social público. A partir deste conceito pretende-se operacionalizar a multidimensionalidade do caminhar na interpretação e produção da cidade.

Por fim a partir da noção do uso caminhado enquanto prática produtora de cidade sócio-espacial, pretende-se contribuir para a discussão teórica desta prática enquanto essência do conceito de cidade e considerar o seu valor na intervenção urbana.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220  (suspensa a edição impressa)

Revista Indexada no Diretório e Catálogo  do Latindex com o Folio n.º  26777

 Apoios:
CICS.NOVA

com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

Referência UIDB/04647/2020

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora