O ensino primário público em Angola: requisitos mínimos para uma educação de qualidade
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caraterização do ensino primário público em três províncias angolanas (Cabinda, Luanda e Lunda-Norte) ao nível do seu corpo docente, infraestruturas e recursos materiais. Em particular, foi nosso objetivo conhecer as circunstâncias que condicionam a existência de uma Educação de Qualidade (ODS 4), com base na análise de Requisitos Mínimos para a Educação (INEE, 2010). Para o efeito, utilizou-se o inquérito por questionário junto de uma amostra de 803 Professores. Os resultados revelam um ambiente escolar pouco favorável à aprendizagem: professores pouco qualificados; turmas sobrelotadas; currículos nem sempre adequados; materiais e manuais insuficientes; escolas com insuficientes e desadequadas condições ao nível das necessidades básicas; professores pouco empoderados e desmotivados.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220 (suspensa a edição impressa)
Revista Indexada no Diretório e Catálogo do Latindex com o Folio n.º 26777
Apoios:
com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D
Referência UIDB/04647/2020
Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora