Caraterização de projetos de Educação pelos Pares na área do consumo de substâncias psicoativas

Mara Silva

Resumo


As intervenções de Educação pelos Pares no âmbito do uso de substâncias psicoativas têm crescido bastante nas últimas décadas. Porém, a maioria dos estudos têm procurado avaliar projetos específicos, faltando investigações que caraterizem em profundidade esta prática. Para responder a esta necessidade, realizámos um levantamento e caraterização dos projetos de Educação pelos Pares portugueses. Este trabalho foi realizado com a colaboração dos seus responsáveis, que responderam a uma entrevista estruturada, fornecendo-nos dados sobre os projetos, entidades promotoras, bases teóricas, metodologias, grupos-alvo e resultados dos mesmos. A informação recolhida foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta investigação permitiu-nos caraterizar 37 projetos na área do consumo de substâncias psicoativas, que se dirigem sobretudo a jovens, mas também a adultos. Apesar de se verificarem algumas fragilidades ao nível teórico e prático no desenvolvimento dos projetos, os resultados alcançados foram, no geral, positivos. Foi possível edificar uma tipologia dos projetos caraterizados que pode ser útil a todos os que se interessam por esta estratégia de intervenção social e de promoção da saúde – a Educação pelos Pares.


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