Problemas complexos: Contributo para a divulgação e aplicação do conceito

Marcos Olímpio Gomes dos Santos

Resumo


Pretende-se com este texto contribuir para a divulgação e questões levantadas pela aplicação de um conceito que se tem vindo a afirmar em vários países.

São assim abordados tópicos como o significado e historial do referido conceito, temas que estão na sua origem, e métodos aplicáveis no estudo e intervenção.

A metodologia adotada para a realização deste trabalho consistiu fundamentalmente numa pesquisa bibliográfica efetuada em publicações impressas e disponíveis na internet, tendo em atenção as palavras chave identificadas em leituras preparatórias.

No texto consta ainda o ponto da situação referente à aplicação realizada com o apoio científico de investigadores do CICS.NOVA, em articulação com representantes de instituições com assento na Rede Social de Évora.

Conclui-se que embora considerando a pertinência do conceito, a utilização ao nível local pode levantar algumas dúvidas. 

Como implicações decorrentes das reflexões efectuadas, decidiu-se na atual fase optar pelo aprofundamento da resolução de problemas de modo a permitir uma maior elasticidade flexibilidade na intervenção sobre temas problemas com que se debatem instituições públicas e sem fins lucrativos, e continuar a reflexão que possibilite o reforço do conhecimento sobre uma matéria que tem vindo a ganhar visibilidade.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220  (suspensa a edição impressa)

Revista Indexada no Diretório e Catálogo  do Latindex com o Folio n.º  26777

 Apoios:
CICS.NOVA

com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

Referência UIDB/04647/2020

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora