: Call nº1/2017: Desenvolvimento: contributos para o aprofundamento da reflexão sobre desafios desde o local ao global

Call nº1/2017

Seleção de Artigos para o nº. 2  | 2017

Caderno Temático

Desenvolvimento: contributos para o aprofundamento da reflexão sobre desafios desde o local ao  global

Introdução

Neste século tiveram já lugar acontecimentos relevantes para a humanidade. A nível global terminou o ciclo dos Objetivos do Milénio (ODM, o que não foi totalmente conseguido) e começou o ciclo Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a correspondente Agenda Global de Desenvolvimento 2030. Ocorreu a cimeira Rio + 20, e encontros sobre o clima com destaque para a Cimeira de Paris de 2015. Foi também lançada a estratégia 2020 e textos subsequentes a nível da União Europeia, estados membros, regiões e municípios.

Constata-se, no entanto, que aumentaram algumas assimetrias entre países e também no interior de países, e ainda que aumentou também o fosso entre ao mais ricos e os mais pobres, num contexto em que se continua a fazer sentir os efeitos de uma crise com consequências económicas e sociais gravosas, e cuja reversão satisfatória ainda não é possível antever. 

Neste contexto, podemos observar a vários níveis de análise territorial que, já soçobraram várias iniciativas das quais muito se esperava, enquanto outras que, entretanto, têm emergido se apresentam como prometedoras.

Esta dinâmica contraditória vem reforçar a necessidade de aprofundamento da reflexão crítica sobre as teorias e os conceitos porque nos regemos, das experiências que vivemos e do que com elas temos aprendido, pelo que lançámos a vários investigadores o apelo para que divulguem nas páginas deste número da revista Desenvolvimento e Sociedade: Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais (D&S), os seus contributos sobre o tema escolhido.

Objetivo

Pretendemos com a presente call, sensibilizar todos os interessados no tema do desenvolvimento em submeter propostas de artigos para o nº 2 da revista Desenvolvimento e Sociedade, com publicação prevista para dezembro 2017 que abordem o seguinte:

  • Teorias, Paradigmas, Conceitos, Instrumentos de análise (Revisão, Análise crítica, Divulgação, abordagens comparativas, etc.).
  • Documentos e ou Textos de referência nacionais e transnacionais (divulgação ou análises críticas do todo ou de partes, com base em reflexões pessoais).
  • Diagnósticos, Caracterizações e estudos sobre territórios, Programas, Planos, Projetos e outros Instrumentos de intervenção afins, já implementados ou em curso (Lições aprendidas, Divulgação de resultados, Divulgação de metodologias utilizadas e possibilidade de replicação, Abordagens comparativas sincrónicas ou diacrónicas e inferências retiradas).
  • Iniciativas ou questões específicas (papel, aproveitamento, contributos ou importância de recursos e património, equipamentos, organizações sem fins lucrativos, empresariais ou públicas, atores individuais, e grupos informais, na dinâmica local).

Este caderno temático será coordenado pelos seguintes investigadores do CICS.NOVA.UÉvora:

Marcos Olímpio dos Santos | Maria Saudade Baltazar | Isabel Ramos | Carlos Alberto da Silva

Cronograma da edição do nº. 2 | 2017

  • Lançamento da CALL: 12 de julho
  • Lembrete de submissão de artigos: 30 de agosto
  • Submissão de artigos científicos: até 15 de setembro
  • Divulgação de resultados: 15 de outubro
  • Publicação em versão eletrónica: 30 de dezembro

Critérios de Submissão

Todas as propostas de artigo devem ser submetidas diretamente à Direção e Coordenação Editorial da revista, através do seguinte e-mail: cics.nova@uevora.pt

Para o presente caderno temático, as propostas de artigo devem conter um Resumo e Abstract em língua estrangeira, preferencialmente em inglês, com um máximo de 250 palavras, e incluir os tópicos abaixo referidos, sendo obrigatórios: a Finalidade/Objetivo, a Metodologia/Abordagem, as Conclusões, e as Palavras chave (entre três e cinco):

  • Finalidade / Objetivo: Indicar o que se pretende atingir com a pesquisa e/ou que informação que se pretende divulgar.
  • Metodologia/Abordagem: Explicitar os procedimentos adotados na pesquisa para alcançar a finalidade.
  • Conclusões: Tendo em atenção a finalidade traçada, referir quais são as constatações que decorrem do trabalho de pesquisa (resultados mais relevantes, insuficiências ou questões que aberto no conhecimento sobre o tema).
  • Implicações práticas: Indicar se os resultados obtidos, sintetizados nas conclusões, apontam para a pertinência de novos procedimentos ou novas práticas, necessidade de reformulações metodológicas, necessidade de estudos adicionais.
  • Originalidade/Mais valia: Referir se o trabalho vem: trazer conhecimentos novos sobre um tema, trazer outros conhecimentos sobre um tema já estudado, confirmar os resultados de outros estudos reforçando assim o conhecimento sobre um tema, sistematizar informação dispersa proporcionado assim uma visão de conjunto.

Formatação e apresentação:

  • As propostas de artigo não devem exceder as 15 mil palavras e ou 80 mil carateres com espaços, incluindo notas e bibliografia (exceto quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens).
  • Ficheiro tipo Word (*.doc ou .docx) ou outro formato em OpenDocument (*.odt).
  • Resumo, abstract e palavras-chave, organizado numa coluna, com letra Garamond, tamanho 11 pto.
  • Corpo do texto em A4 organizado em 2 colunas, com letra Garamond, tamanho 12 pto, alinhamento justificado.
  • Espaçamento entre linhas de 1,15 e mancha do texto em A4 com as seguintes margens: a) em baixo e em cima de 3 cm; b) à esquerda e à direita de 2 cm.
  • Espaçamento do parágrafo, antes 0 pto, depois 12 pto.
  • A referenciação bibliográfica deve seguir o manual de estilo APA 5ed ou seguintes.
  • Referências bibliográficas, notas explicativas e de referências, e agradecimentos, no máximo com uma página A4 para cada situação, com letra Garamond, tamanho 10 pto.
  • Os títulos de 1ª ordem dos tópicos ou secções do corpo do artigo deverão ser editados com letra Garamond, tamanho 13 pto, carregado e ou realçado, numerados (números árabes). Os títulos de 2ª ordem (sub-títulos) devem ser igualmente numerados (ex: 1.1.; 1.2. e sucessivamente) letra Garamond, tamanho 12 pto.
  • Não se numeram o resumo, abstract, as palavras-chave, a introdução, as considerações finais, as referencias bibliográficas e demais elementos pós-textuais.
  • Todos os elementos não textuais devem estar organizados em quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou fotografias, devidamente identificados e numerados de forma contínua, com numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos e inseridos no corpo do texto.
  • Os ficheiros originais dos quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou imagens devem igualmente ser enviados à parte, em tons de cinzento. Os esquemas e as figuras podem ser construídos em formato vetorial, devendo os autores indicar os programas utilizados para a sua construção. Recomendamos que os esquemas, figuras e fotografias devem ser fornecidos em alta resolução (no mínimo 300 dpi), em JPG, PNG ou TIFF, com no mínimo 8 cm de largura.
  • Para cada proposta de artigo, recomendamos um máximo de 6 quadros, gráficos, esquemas, figuras e ou fotografias. No caso destes elementos não forem passíveis de inserção no corpo do artigo, devem ser colocados em anexo, localizado no final do artigo e devidamente identificados e numerados de forma contínua, com numeração árabe.
    • Não são admitidas notas de rodapé. As notas explicativas e de referências deverão ser contínuas do princípio ao fim do artigo, reduzidas ao estritamente indispensável (max. 15 notas no max. 1 página A4), e colocadas no final do artigo, após as referências bibliográficas.
    • No caso da proposta de artigo resultar de um projeto de investigação financiado, deverá ser mencionada a entidade financiadora e ou o programa de financiamento numa nota no final do artigo, localizada junto das demais notas que houver.

Todas as propostas submetidas deverão ainda:

  • Conter os originais, sem gralhas e prontos a publicar, segundo os critérios descritos acima.
  • Conter uma página inicial, com o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), e-mail, filiação institucional (situação académica e profissional), bem como o endereço postal e telemóvel ou telefone do 1º autor.
  • Vir com os originais, acompanhados de uma nota biográfica (máx. 900 palavras) do 1º autor e uma declaração de compromisso, devidamente assinada e em pdf, a não candidatar o artigo em simultâneo a outra publicação, nem o republicar sem a autorização expressa da Direção da revista Desenvolvimento e Sociedade.

A Direção e Coordenação Editorial da revista o direito de não aceitar as propostas que não estejam em conformidade com os critérios de submisssão.

Avaliação dos Artigos (peer-review)

Todas as propostas de publicação, apresentadas em conformidade com os critérios de formatação da revista, serão submetidas a um painel de avaliadores, nacionais e estrangeiras, em regime de peer-review e ou avaliação cega por pares.  

Portugal, Évora, 07 de julho de 2017

Carlos Alberto da Silva & Maria Saudade Baltazar

Direção e Coordenação Editorial 



ISSN: 2183-9220

Apoios:

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora