: Chamada para a submissão de propostas de artigos para número temático: ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE

A Revista D&S convida os autores interessados a submeterem artigos das áreas interdisciplinares para publicação na sua edição especial prevista para publicação em dezembro de 2022, subordinada ao tema: ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE.

Com o constante aumento da população mundial, é de se esperar que a produção agrícola tenha que acompanhar esse crescimento, de forma a atender às correspondentes necessidades de consumo de alimentos e rações. Porém, e para garantir a preservação do planeta e a otimização do uso dos recursos, os atuais sistemas de produção, na sua maioria intensivos, devem passar por transformações urgentes. A necessidade de produção e consumo sustentáveis de alimentos é evidenciada por mudanças climáticas acentuadas, que já se fazem sentir, em alguns casos de forma drástica, caracterizadas por eventos climáticos extremos, como ondas de calor e frio, tempestades, chuvas intensas e inundações, secas e incêndios florestais, e maior imprevisibilidade nos padrões climáticos. Associado à urgência da utilização de sistemas de produção sustentáveis, é igualmente necessário e essencial mudar comportamentos de consumo, estilos de vida e escolhas pessoais, que são influenciados por fatores de natureza diversa. No caso dos hábitos alimentares, muitos são ditados pelas condições socioeconómicas e de educação, aliadas a fatores biológicos individuais, que afetam a maneira como o alimento é percebido e preferido e, consequentemente, nas modificações dos hábitos alimentares.
Esta número especial tem como objetivo reunir trabalhos sobre os fatores biológicos, sociais e sociológicos, psicológicos, culturais, históricos, políticos e ecológicos associados à produção e às escolhas alimentares, à nutrição e à sociedade. Os tópicos potenciais incluem, mas não estão limitados a:
- Determinantes biológicos do comportamento alimentar;
- Determinantes psicossociais e sócio-demográficos do comportamento alimentar;
- Determinantes económicos do consumo alimentar - Modelos de alteração de comportamentos;
- Sistemas mundiais de alimentação/produção e como a estrutura e funções desses sistemas afetam a saúde individual e social;
- Como a globalização dos alimentos impacta a saúde de indivíduos, populações e sociedades, enfatizando como os fatores sociais relacionados com a alimentação/alimentos têm efeitos na nutrição e diferentes dietas;
- Identificação da participação dos vários determinantes da escolha alimentar, como interagem e os efeitos sobre saúde;
- Vantagens de sistemas sustentáveis de produção e consumo do ponto de vista do indivíduo, das sociedades e do Planeta;
- Globalização, as novas tendências de consumo e a sua relação com sustentabilidade e saúde;
- Soberania alimentar, Segurança alimentar e dos alimentos e desperdício alimentar;
- Políticas de alimentação e Saúde e Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis;
- Comportamento alimentar nas sociedades contemporâneas;
- Doenças do comportamento alimentar.

O presente número temático é coordenado pelos editores convidados: Fernando Capela e Silva e Elsa Lamy.

Fernando Capela e Silva, PhD, Professor Associado do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Escola de Saúde Desenvolvimento Humano e Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal (fcs@uevora.pt), cujas áreas de interesse se situam ao nível do comportamento alimentar e seus efeitos na saúde das pessoas e populações, no domínio da biologia dos tecidos orais, e ao nível da alimentação, saúde e sociedade e abordagem “Uma Saúde”.
Elsa Lamy, PhD, Investigadora Auxiliar, ao abrigo do programa de contratação de doutorados CEEC individual da FCT, membro do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal (ecsl@uevora.pt), cujas áreas de interesse se situam ao nível dos determinantes biológicas do comportamento alimentar, trabalhando fundamentalmente na área da perceção oral e da bioquímica salivar associada a essa perceção. Atualmente está na co-coordenação da Rede de Instituições de Ensino Superior para a Promoção e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.

As propostas de artigo deste número temático devem ser preferencialmente resultantes de trabalhos efetuados no âmbito de projetos de investigação, programas de formação avançada, recensões críticas, conferências, seminários e outros workshops, preferencialmente de âmbito internacional.

A Revista Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais é uma publicação do CICS.NOVA.UÉvora-Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, polo da Universidade de Évora. A revista pretende valorizar e divulgar os trabalhos científicos das diferentes áreas das ciências sociais, alargando o debate sobre temáticas plurais interdiscilinares. Os trabalhos poderão ser publicados em português, espanhol, francês e inglês. A revista está Indexada no Diretório e Catálogo do Latindex com o Folio n.º 26777, e será divulgada on-line (ISSN eletrónico: 2184-2647), em regime de open access journal.

Todas as propostas de artigo devem ser submetidas on-line em
http://www.revistas.uevora.pt/index.php/desenvolvimento_sociedade/about/submissions#onlineSubmissions

ou enviadas diretamente à Direção e Coordenação Editorial da revista, através do e-mail: cics.nova@uevora.pt, utilizando o template dos artigos e os critérios de formatação e submissão da revista D&S, descritos na seção de instruções aos autores em
http://www.revistas.uevora.pt/index.php/desenvolvimento_sociedade/about/submissions#authorGuidelines

Data limite para submissões:
1ª chamada – 30 de junho de 2022;
2ª chamada - 30 de setembro de 2022;

Publicação on-line (previsão): 30 de janeiro de 2023

A revista D&S segue as recomendações internacionais da ética editorial, pelo que todas as propostas de artigos são submetidas à verificação contra o plágio, com software. Todas as propostas de artigos detetadas com 5% ou mais de semelhanças serão automaticamente rejeitadas.

A Direção e Coordenação Editorial da revista reserva o direito de não aceitar as propostas que não estejam em conformidade com os critérios de submissão.

Évora, 22 de janeiro de 2022

Direção e Coordenação Editorial da D&S



ISSN impresso: 2183-9220   |   ISSN eletrónico: 2184-2647

Revista Indexada no Diretório e Catálogo  do Latindex com o Folio n.º  26777

 Apoios:
CICS.NOVA

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora